Muito além do "curtir": Facebook libera as reactions para todos os usuários

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 24/02/2016 às 12:05
facebook reactions FOTO:

Após o período de teste fechado somente para alguns usuários, o Facebook finalmente liberou as "reactions" para geral. A novidade está sendo implementada aos poucos, mas em breve todo mundo vai poder se expressar melhor em relação aos posts da rede social.

São cinco opções, cada uma representada por um emoticon diferente: Amei, Haha, Uau, Triste, Grr, além do velho botão de curtir (famoso "joinha"). Para utilizá-las, você deve tocar e segurar o botão de curtir no smartphone, ou passar o mouse sobre o curtir, no computador.

reactions

De acordo com a rede social, foi feito um estudo internacional que durou mais de um ano, incluindo grupos focais e pesquisas para determinar que tipos de reações as pessoas gostariam mais de usar. "Também investigamos como as pessoas comentavam em postagens e usavam as figurinhas e emoticons como sinal para diferentes tipos de reações. Foi assim que determinamos quais opções oferecer", explicou.

O pessoal do Facebook ainda disse que as reactions irão muito além de permitir que o usuário se expresse de uma forma mais próxima em relação à sua opinião sobre o post. Cada opção de reação também vai influenciar no que você vai ver no seu feed de notícias:

"Inicialmente, tal como fazemos quando alguém gosta de um post, se alguém usar uma reação, vamos inferir que eles querem ver mais desse tipo de post. No início, não importará se alguém dá "like", "wow" ou "sads" num post - vamos usar qualquer reação semelhante ao "like" uma como uma indicação você quer ver mais esse tipo de conteúdo. Com o tempo, esperamos aprender como as diferentes reações devem ser ponderadas no News Feed para fazer um trabalho melhor de mostrar a todos as histórias que eles mais querem ver".

Para os anunciantes e editores de conteúdo, será mais uma oportunidade para entender melhor como as pessoas estão respondendo ao conteúdo postado no Facebook. "Proprietários de páginas serão capazes de ver as Reactions de todas as suas postagens nos insights da página. Elas terão o mesmo impacto sobre o fornecimento de anúncios como os likes", explica o Facebook.

https://www.youtube.com/watch?v=ycNR8ao_Gc8

PS: logo abaixo, na área de comentários, prepare-se uma seleção de textos contendo: "eu quero", "não apareceu para mim" e "como faz?", entre outras variações....