Carnaval movimenta Facebook e Instagram

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 11/02/2016 às 10:45
Tomaz Silva/Agência Brasil
Tomaz Silva/Agência Brasil FOTO: Tomaz Silva/Agência Brasil

Tomaz Silva/Agência Brasil Tomaz Silva/Agência Brasil

Não basta brincar Carnaval só na rua né? Tem que postar e compartilhar também as fotos dos blocos, as impressões dos desfiles e tudo que rolou desde sexta até ontem. O Facebook e sua rede de compartilhamento de imagens Instagram divulgaram seus números de interações durante o reinado de momo e, olha, foi pouco não.

Mais de 85 milhões de usuários do Facebook compartilharam postagens sobre o Carnaval no mundo todo. Do dia 5 ao dia 9 foram realizadas mais de 540 milhões de interações (publicações, curtidas, compartilhamentos e comentários).

Só de brasileiros foram 49 milhões, com mais de 420 milhões de interações na rede social nesses últimos dias. Cerca de 90% deles acessam pelo celular, que se tornou também a segunda tela para acompanhar os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. As mais comentadas foram Salgueiro, a campeã Mangueira, Portela, Beija-Flor de Nilópolis e Unidos de Vila Isabel, nessa ordem.

Já no popular Insta31 milhões de pessoas geraram mais de 235 milhões de interações globalmente, sendo 140 milhões só dos brasileiros. No total, foram mais de 6,5 milhões de fotos postadas ao longo dos cinco dias de Carnaval ao redor do mundo.

Das top 5 fotos mais curtidas do período, as três primeiras foram postadas pela cantora Ivete Sangalo (@ivetesangalo), mostrando seus looks. E pela primeira vez, o Carnaval trouxe uma nova experiência no Instagram: acompanhar a festa pelos olhos da comunidade, em diversos cantos do mundo.

Ao longo da quarta-feira, os brasileiros puderam conferir uma curadoria, feita pelo time do Instagram, com os vídeos postados sobre o Carnaval. Confira aqui os 5 vídeos com maior engajamento:

@jymaldonado

@gisellasamba

@carnageralda

@hugogloss

@barranquillalife