Ford quer ajuda de campuseiros para criar apps para o sistema de conectividade Sync3

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/01/2016 às 11:03
Focus-SYNCApplink FOTO:

Focus-SYNCApplink

A Ford aproveitou a Campus Party Brasil - que vai até o dia 31, em São Paulo - para lançar a terceira geração do sistema de conectividade SYNC, que integra o carro ao smartphone do usuário para uma melhor experiência. A presença no evento de tecnologia não é gratuita: a fabricante quer convidar os campuseiros a pensar em soluções inovadoras relativas ao setor.

No desafio “O que você é capaz de criar em 90 minutos?” eles terão à disposição ferramentas como módulos eletrônicos para colocar em prática suas ideias. A dinâmica tem como base conceitos como o Design Thinking e o Movimento Maker, que incentivam a criatividade, a inovação e a colaboração na busca de soluções para problemas complexos.

"A hackathon que promovemos no ano passado teve a participação de 50 desenvolvedores e 30 projetos, com ideias interessantes que podem se transformar em oportunidades de negócios. O vencedor foi um aplicativo que ajuda os motoristas e companhias de seguros a gerenciar o perfil dos condutores. Queremos continuar incentivando a criação de mais inovação, oportunidades, soluções de mobilidade e conectividade para as pessoas. É por isso que também estamos anunciando a chegada do SYNC 3 no Brasil este ano, mais um passo importante em direção ao futuro da conectividade e da mobilidade", afirmou Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul, em entrevista coletiva.

Na própria feita, já foram apresentados três novos aplicativos compatíveis com o sistema: Banco24Horas, Rádio Mix e Palco MP3. O primeiro, exclusivo para Android, mostra os caixas eletrônicos mais próximos e traça uma rota até o local. Já o Rádio Mix, aplicativo de streaming de áudio feito para o sistema iOS, permite acompanhar a programação de rádio de diversas cidades. Já o Palco MP3, disponível para os sistemas Android e iOS, reúne mais de 1 milhão de músicas de bandas e artistas independentes do Brasil.

Para facilitar a vida do motorista, o SYNC 3 traz uma tecnologia de reconhecimento de voz aprimorada, gráficos mais fáceis de visualizar e comandos de tela intuitivos, semelhantes aos dos smartphones e tablets, podendo também ter seus programas atualizados por wi-fi ou USB.

O sistema pode ser encontrado nas linhas da Ford no Brasil, incluindo Ka, New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport, Edge e Ranger.