Nasa adia lançamento de próxima missão à Marte

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/12/2015 às 7:22

A nova nave de exploração em Marte. (Divulgação). A nova nave de exploração em Marte. (Divulgação).

A Nasa adiou o lançamento de sua próxima missão à Marte, previsto para acontecer em março de 2016. A agência espacial norte-americana afirmou que pequenos vazamentos na esfera de vácuo que contém o instrumento sísmico da nave causou o atraso.

A missão batizada de "Insight" tinha como objetivo medir os movimentos sísmicos de Marte como forma de ajudar os cientistas a entender os tremores no interior do Planeta Vermelho.

Desenvolvido em parceria com o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES), o sismógrafo faria parte do novo módulo de pouso, o Insight Mars Lander. Conhecer melhor o interior de Marte irá fornecer dados importantes sobre a formação geológica do planeta. "Marte possui evidências sobre o desenvolvimento dos planetas rochosos. Colher informações sobre o núcleo, manto e crosta de Marte é alta prioridade para a ciência planetária e o InSight foi feito para conseguir isso", disse Bruce Banerdt, cientista do Laboratório de Propulsão à Jato da Nasa.

Ainda não foi divulgada uma nova data para a missão, mas se sabe que será no mínimo dois anos depois do previsto, ou seja, em 2018. Isso se dá, sobretudo, por causa das órbitas relativas de Marte e da Terra.