Biogás: Projeto inovador gera energia através de restos de alimentos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 04/12/2015 às 16:17

BARRA2

A criação do aterro. (Divulgação). A criação do aterro. (Divulgação).

Um projeto inovador na Bahia está transformando matéria orgânica em energia elétrica.

Desenvolvida pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), a geração de biogás para geração de eletricidade é feita a partir de restos de alimentos descartados no lixo e coletados em aterros sanitários.

LEIA MAIS

Leia mais posts do Energia Consciente

O combustível é gerado através da extração do metano (gás majoritário) e do dióxido de carbono, obtido da matéria orgânica dos resíduos sólidos urbanos (RSU). Com o biogás é possível gerar energia elétrica.

“O metano, gás liberado para a atmosfera pelos lixões, é 21 vezes mais nocivo que o CO2 (dióxido de carbono). Com o tratamento adequado podemos gerar energia elétrica a partir de sua extração. Dessa forma, temos uma produção sustentável com ganho ambiental e econômico, já que a energia pode ser vendida”, disse Rita de Cássia, mestra em Engenharia Ambiental e especialista em resíduos sólidos.

A Seinfra formou um grupo de trabalho para dar início ao projeto de geração de energia a partir de RSU. Ele consiste na criação de um aterro sanitário piloto que fará a captação e canalização do gás metano com destino final à termoelétrica, para geração de energia com foco, a princípio, nos municípios do interior do estado.

A perspectiva é que a primeira usina deste projeto gere entre um e dois megawatts de potência e possa fornecer energia para aproximadamente 15 à 30 mil residências.