Centro de Software da FCA é inaugurado na Rua do Apolo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 02/12/2015 às 15:29

(Fotos: Mayra Cavalcanti/NE10) (Fotos: Mayra Cavalcanti/NE10)

Até 2016, Pernambuco contará com um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) formado por quatro unidades de inteligência automotiva. Elas estarão localizadas no Recife, Jaboatão dos Guararapes e no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, e em Goiana, na Zona da Mata. A primeira delas, o Centro de Software, foi inaugurado na manhã desta quarta (2) e fica na Rua Cais do Apolo, no Centro do Recife.

O novo Centro é destinado ao desenvolvimento de softwares automotivos para controle de motores e transmissões, com o objetivo de melhorar a eficiência dos carros, reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes. No momento, 210 profissionais já atuam no local, mas a expectativa é de que, no total, sejam contratadas 500 pessoas das áreas técnica e de engenharia.

foto6

De acordo com o presidente da FCA para a América Latina, Stefan Ketter, as unidades trabalharão em conjunto com oito universidades de Pernambuco e da Paraíba, além do Porto Digital. "O mercado automotivo passa por muitas mudanças, introduzindo a parte tecnológica. Os carros estão cada vez mais digitais, por isso desenvolver um Centro que acompanhe este desenvolvimento", destacou Ketter.

O presidente ainda explicou a escolha de Pernambuco para a implantação do Centro. "Além do contexto geográfico e climático, que são importantes para os testes que realizamos nos automóveis, ainda há a proximidade com o Porto Digital, que já formou mais de 250 startups. Nós queremos trabalhar em conjunto, compartilhar informações". O imóvel onde se localiza o novo Centro é histórico, foi escolhido há dois anos e passou por reformas.

foto1

As outras três unidades do Centro serão a de Projetos (Cabo), Centro de Testes Veiculares (Jaboatão) e o Campo de Provas (Goiana). A unidade de Projetos é onde haverá a concepção e a elaboração dos componentes, motores e transmissões dos carros. No Centro de Testes, que será a próxima unidade a ser inaugurada, faltando apenas 20% para a conclusão, acontecerá o teste dos protótipos, passando por teste de tráfego nas ruas, análise de materiais e ensaios nos laboratórios.

O Campo de Provas, que ficará no perímetro do Polo Automotivo Jeep, em Goiana, será formado por um conjunto de pistas e laboratórios a céu aberto, que servirão para submeter os carros a diversos tipos de testes avaliando o consumo de combustível e desempenho na frenagem, por exemplo. "Nós temos parceiros, inclusive, que estão interessados em fazer testes no Campo daqui, devido ao clima", completa Ketter.

foto 4

Ao todo, serão investidos R$ 140 milhões para a construção das quatro unidades do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva. A FCA também possui centro de desenvolvimento em Minas Gerais (Betim), nos Estados Unidos e na Itália. A ideia é que os quatro trabalhem em parceria.

O evento de inauguração contou com a presença de Geraldo Julio, prefeito do Recife e de Paulo Câmara e Raul Henry, governador e vice-governador de Pernambuco, respectivamente.

foto2

Parceria com instituições de ensino - Para formar e capacitar os profissionais que trabalharão no Centro, que envolve engenheiros mecânicos, eletroeletrônicos, metalúrgicos, químicos, produção e software, além de mecânicos e pilotos de testes, a FCA fez um parceria com oito instituições de ensino. Em Pernambuco, participam a UFPE, a UFRPE, a UPE, o IFPE, o Senai-PE e o IEL-PE. Na Paraíba estão integradas a UFPB e a UFCG.

Entre os cursos oferecidos estão a pós-graduação em Engenharia Automotiva (UFPE) e a especialização em Eficiência Automotiva (UFPB). Além disso, 38 jovens talentos do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R) participaram de um programa de Residência para engenheiros interessados em trabalhar no Centro. Cerca de 70% deles foram contratados.

Fábrica Tacaruna - Quando o novo projeto da FCA em Pernambuco foi anunciado, foi cogitado que o Centro de Software fosse construído onde fica a antiga Fábrica Tacaruna, no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife. Ao serem questionados sobre a possível instalação de um empreendimento da FCA no local, tanto o presidente Stefan Ketter, quanto o governador Paulo Câmara foram evasivos nas respostas, mas garantiram que nada foi descartado.

"Ainda estamos conversando com a FCA, é um assunto que vai ficar para 2016. Faltam alguns entendimentos", afirmou Câmara. Ketter confirmou que ainda há discussão com o governo sobre a área e que a instalação de algum empreendimento na Fábrica continua em pauta.