Radiotelescópio ALMA amplia capacidade e cria telescópio do tamanho da Terra

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 11/11/2015 às 9:19

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

O maior radiotelescópio do mundo localizado no norte do Chile, ALMA, disse nesta terça-feira que ampliou sua capacidade e poder de observação ao combinar-se com outros telescópios na Europa e América do Norte.

Em uma de suas provas mais recentes, "ALMA e outros telescópios formaram um telescópio do tamanho da Terra com uma resolução extremamente alta", explicou um comunicado do observatório chileno. Ao agir em conjunto, "os dados coletados por dois ou mais telescópios são combinadas para formar um único telescópio virtual com um tamanho igual à distância geográfica entre eles", explicou ALMA.

Em 30 de março de 2015, ALMA ligou-se com o rádio telescópio de 30 metros do Institut de Radioastronomie Millimetrique (IRAM), localizado em Sierra Nevada, no sul da Espanha, o que permitiu "para distinguir um objeto menos de dez centímetros na lua, vista da Terra".

O radiotelescópio é o maior do mundo. (Foto: AFP). O radiotelescópio é o maior do mundo. (Foto: AFP).

Em 1 e 3 de agosto, o ALMA foi combinado com seis antenas do Observatório Nacional de Radioastronomia, nos Estados Unidos, o que permitiu a formação de um telescópio virtual do tamanho da Terra. Com este instrumento "observou-se o quasar 3C 454.3, um dos objetos mais brilhantes do céu, apesar de estar a uma distância de 7,8 bilhões de anos-luz".

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA, na sigla em inglês), é composto por 66 antenas localizadas no Llano Chajnantor, no norte do Chile, a mais de 5.000 metros de altura. O Observatório é uma parceria entre o Observatório Europeu do Sul (ESO), a National Science Foundation dos Estados Unidos e os Institutos Nacionais de Ciências Naturais do Japão, em cooperação com a República do Chile.

https://www.youtube.com/watch?v=CzKASfvVUAA

https://www.youtube.com/watch?v=vkxDWjL4-IE