Hedy Lamarr, atriz e inventora do Wi-Fi, é homenageada pelo Google

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 09/11/2015 às 11:41

(Foto: Reprodução) (Foto: Reprodução)

O Google homenageia nesta segunda a atriz austríaca Hedy Lamarr pelo seu 101º aniversário. Através de um Doodle de um minuto, a empresa contou um pouco da história da mulher que já foi considerada a "mais bonita do mundo" e que criou bases para tecnologias como Bluetooth, GPS e Wi-Fi.

Hedy nasceu em Viena, na Áustria, em 1914 e começou sua carreira artística aos 17 anos. Mas foi com o filme Êxtase, em 1933, que ela chocou a indústria cinematográfica ao interpretar o primeiro orgasmo feminino do cinema. O longa tcheco em preto e branco também contava com cenas de nudez, que chegaram a ser censuradas e bloqueadas em vários países por anos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Hedy, juntamente com o músico George Antheil, utilizando os princípios de notas musicais no piano, criaram um aparelho com o objetivo de causar interferência e despistar radares nazistas. Patenteada em 1940, a tecnologia ajudou a criar bases para tecnologias como Bluetooth, GPS e Wi-Fi.

Hedy Lamarr morreu em janeiro de 2000, nos Estados Unidos. O Doodle produzido pelo Google traz uma trilha sonora do compositor Adam Ever-Hadani, de São Francisco, e mostra várias fases da vida da atriz e inventora.

https://youtu.be/Z0gu2QhV1dc