Google financia novo cabo submarino ligando Brasil e Uruguai

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/11/2015 às 12:22

Foto: Divulgação/GoogleDiscovery. Foto: Divulgação/GoogleDiscovery.

O Google se uniu ao governo do Uruguai para instalar um novo cabo submarino de fibra óptica ligando a cidade uruguaia de Maldonado a Santos (SP). Um outro cabo já está sendo desenvolvido para ligar o Cone Sul com os EUA.

O cabo terá 2 mil quilômetros de extensão, seis pares de fibras e terá capacidade de banda de até 90 terabits por segundo. Esse volume é 15 milhões de vezes mais rápido que um cabo normal. A nova infraestrutura traz novas possibilidades nas conexões na América Latina.

"Abre ao Uruguai e à região grandes possibilidades de interconexão regional e com o mundo", disse Pedro Less de Andrade, diretor de Políticas Públicas e Assuntos Governamentais do Google na América Latina, em um ato na sede da empresa governamental de telecomunicação, Antel, em Montevidéu, citado pela EFE.

Mapa mostra os cabos submarinos no mundo (Foto via Cablemap.info) Mapa mostra os cabos submarinos no mundo (Foto via Cablemap.info)

A expansão da infraestrutura e da capacidade de banda larga é um esforço que não pode ser realizado por uma só entidade, por isso achamos que é importante juntar forças", disse Less. O projeto, batizado de Tannat, terá um investimento de US$ 30 milhões. Ele é um complemento ao Monet, que ligará Santos a Boca Ratón, na Flórida nos EUA e que está em fase de finalização.

A última instalação de cabos ligando Brasil e Uruguai aconteceu em 1994. Atualmente existem cinco cabos ligando Brasil e países da América Latina, mas só dois deles vão até o Uruguai.