5 dicas para melhorar o consumo de energia dos aparelhos eletrônicos

Felipe Silva
Felipe Silva
Publicado em 03/11/2015 às 11:31

BARRA2

Foto: climateinvestmentfunds.org/Reprodução. Foto: climateinvestmentfunds.org/Reprodução.

Os aparelhos eletrônicos, de tão usados, podem ser os vilões da conta de luz. Mas é possível usar a tecnologia a nosso favor na hora de economizar energia. Selecionamos produtos e soluções que podem auxiliar na missão de diminuir a conta de energia elétrica.

Leia mais matérias na seção EnergiaConsciente.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

VIDEOGAMES

É comum a gente deixar o console ligado durante todo o tempo, seja para baixar arquivos pesados, seja para pausar algum avanço no jogo. Já mostramos aqui que os videogames são campeões no consumo de energia. Por isso o ideal é desligá-los da tomada quando não estiver mais usando. A nova geração como o PS4 e Xbox One já possuem uma inicialização bem rápida, por isso não há necessidade deixá-los em modo repouso.

tomada2

CELULARES NA TOMADA

Quem nunca foi dormir e deixou o smartphone carregando? Isso é ruim para o consumo de energia. Ainda que a autonomia das baterias mudem muito de um aparelho para outro, poucos demoram oito horas para o carregamento total. Além disso, passar o dia inteiro com o smartphone na tomada gera um gasto energético desnecessário. Segundo um estudo da Universidade de Cambridge, o gasto energético após o aparelho atingir 100% da carga e se manter plugado na tomada é pequeno, mas com muitas pessoas numa mesma casa fazendo o mesmo, o valor pode ser considerável. Invista em carregadores rápidos (os "super chargers"), que aceleram o processo de carga em até 50%.

termo

INVISTA EM UM TERMOSTATO

Sabemos que Recife é quente o ano inteiro, mas em cidades brasileiras com mudanças bruscas de temperatura entre as estações faz bem o uso de um termostato. Ele regula a temperatura da casa de acordo com as estações e o estilo de vida dos moradores. Os ares condicionados, além de consumirem muita energia, perdem a eficiência quando estão em uma capacidade acima do normal.

9550-smart-TV_800

APOSTE NOS INTELIGENTES

Durante algum tempo o apelo dos aparelhos "inteligentes" mais parecia uma jogada de marketing. Mas não se engane: eles ajudam a economizar energia. TVs inteligentes, por exemplo, podem se desligar sozinhas após algum período de uso. Ou podem ligar para realizar alguma gravação e depois entrar em modo repouso. Já as lavadoras de roupa do tipo "smart" consomem menos água e sabão e usam a energia a seu favor. Elas conseguem entregar uma eficiência que um ser humano sozinho teria dificuldade em calcular. O mesmo vale para fogões, microondas e lava-louças inteligentes, que possuem sistemas de economia de água e eletricidade.

led3

LUZES AUTOMÁTICAS

Além de utilizar lâmpadas de LED para diminuir a conta de energia, o consumidor inteligente deve apostar na automação. Os preços variam bastante, mas a economia a longo prazo concentra. Ou seja: as luzes só se mantém acesas quando alguém está no cômodo. Também é possível programar alguma exceção ao gosto do cliente - como o quintal durante a noite ou o quarto das crianças. As luzes automáticas também regulam a intensidade da iluminação.