Energia elétrica furtada em Pernambuco é capaz de abastecer cidade do tamanho de Jaboatão

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 26/10/2015 às 14:00

BARRA2

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Popularmente chamadas de “macaco”, as ligações clandestinas de energia elétrica em Pernambuco totalizam um volume mensal de 94 gigawatts. Esse número corresponde ao consumo, por mês, de uma cidade do tamanho de Jaboatão dos Guararapes, município que conta com 670 mil habitantes, a segunda maior população da Região Metropolitana do Recife. A informação foi repassada pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) que ainda ressalta: além de ser crime, a energia furtada influencia, sim, no reajuste da tarifa e a conta acaba sendo paga pelo consumidor.

“Temos perdas técnicas e comerciais, as ligações clandestinas entram nos cálculos das perdas comerciais. Esse prejuízo é analisado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que há quatro anos revê o ciclo tarifário, o que acaba influenciando na conta paga por aqueles que não furtam energia”, explicou o gerente do Departamento de Redução de Perdas da Celpe, Fábio Barros.

Levantamentos feitos pela companhia apontam que metade das perdas comerciais da distribuição da energia em Pernambuco está na Região Metropolitana do Recife. Somente em 2014, a Celpe identificou e removeu, aproximadamente, 33 mil macacos em todo o Estado. Para prevenir essas perdas, todos os anos são realizadas cerca de dez mil fiscalizações nas ligações elétricas no território pernambucano.

“Ressaltamos que o furto de energia não causa apenas prejuízo financeiro, como também risco de vida para quem faz as ligações clandestinas. Além de interferir na segurança das ligações energéticas de baixa tensão onde, geralmente, são feitas as ligações (macacos)”, ponderou Fábio Barros. Ele ainda ressaltou que qualquer “intervenção na rede de distribuição de energia apenas deverá ser realizada por profissionais autorizados e capacitados pela concessionária e utilizando todos os equipamentos de segurança necessários para a operação".

RISCOS - As ligações irregulares de energia deixam a fiação mais vulnerável a acidentes que podem ser fatais. Além de representar risco de morte para seres humanos e animais, também podem provocar sobrecarga na rede elétrica e gerar oscilações, comprometendo a qualidade do fornecimento, queima de eletrodomésticos e incêndios.

Crime

O furto de energia configura crime, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, e o infrator que for flagrado fazendo ligação clandestina pode pegar de um a quatro anos de reclusão. As denúncias podem ser feitas por meio do teleatendimento 0800 081 0120 ou no site www.celpe.com.br.