Voxar Labs, da UFPE, vence maior prêmio de realidade aumentada do mundo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 10/10/2015 às 9:46

voxar2

O Voxar Labs, grupo de pesquisa do Centro de Informática (CIn-UFPE), venceu o mais importante prêmio voltado para estudos de realidade aumentada.

Coordenado pela professora Veronica Teichrieb, o Voxar Labs obteve o primeiro lugar na competição de rastreamento do 14º IEEE International Symposium on Mixed and Augmented Reality (ISMAR 2015). A competição é o maior evento da área de Realidade Aumentada do mundo e aconteceu entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, em Fukuoka, no Japão.

O ISMAR 2015 teve como foco o desenvolvimento de soluções de visão computacional para localização e mapeamento de ambientes, tecnologia que pode ser utilizada tanto para construir aplicações de Realidade Aumentada como para oferecer suporte à navegação autônoma de robôs. Esta edição contou com duas modalidades de competição: on-site e off-site. Na versão off-site, equipes de todo o mundo podiam aplicar seus algoritmos sem a necessidade de ir ao Japão para competir, auxiliando na difusão da área de Realidade Aumentada. Já na competição on-site, as equipes tiveram de competir presencialmente, aplicando seus algoritmos em tempo real durante o evento.

https://www.youtube.com/watch?v=vPZP5sCdi4I

A equipe do Voxar, liderada pela professora Veronica e pelo pesquisador sênior João Paulo Lima, professor da UFRPE, juntamente com os pesquisadores Ermano Arruda, Francisco Simões, João Marcelo Teixeira, Lucas Figueiredo, Mozart Almeida e Rafael Roberto, obteve o primeiro lugar na categoria off-site. A solução implementada permitia rastrear a posição e orientação de uma câmera à medida que se navegava por uma cena. Já na categoria on-site, os pesquisadores tiveram que utilizar a tecnologia desenvolvida para, em tempo real, navegar em um ambiente desconhecido e identificar pontos 3D espalhados pelo ambiente. Nessa categoria, a equipe obteve o 3º lugar.

Esta foi a 3ª vez que o grupo participou da competição e pela primeira vez ocupou o posto mais alto do pódio em uma de suas categorias. No ano passado a equipe havia ficado em 3º lugar na categoria "precisão de rastreamento em cenários automotivos".