Marte possui água líquida e corrente na superfície, diz Nasa

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 28/09/2015 às 12:44

Foto: Divulgação/Nasa. Foto: Divulgação/Nasa.

Cientistas da Nasa anunciaram a descoberta de sinais concretos de água em estado líquido e corrente no planeta. O anúncio foi feito nesta segunda (28) com a presença de um corpo de cientistas. "A viagem a Marte ficou ainda mais fascinante", disse o diretor de ciências planetárias, Jim Green.

LEIA MAIS

Nasa inicia isolamento para possíveis idas a Marte

Estudo indica que Marte foi coberta de gelo no passado

Através de imagens da sonda MRO, que está em órbita de Marte, os cientistas encontraram leitos de 100 metros de comprimento, mais ou menos do tamanho de um campo de futebol. A hipótese é que a água corre por ali, nos dias de hoje, o que acaba formando as estrias.

A Nasa ainda aposta que a água é salgada, já que foram encontrados sais hidratados nas marcas da cratera Hale.

marte2

Nossa relação com Marte

Marte sempre intrigou a humanidade e inspirou diversas produções em livros e filmes. Nos últimos anos, a Nasa conseguiu avançar bastantes nos estudos sobre o Planeta Vermelho, sobretudo depois do lançamento da sonda MRO e dos veículos-robôs, que percorrem a superfície e coletam materiais para análise.

Esta nova descoberta foi liderada por Lujendra Ojha, do Instituto de Tecnologia da Georgia, em Atlanta e foi publicada na revista científica Nature Geoscience. O maior mistério para os pesquisadores eram as linhas estreitas que aparecem na borda de algumas crateras. As faixas são sazonais e crescem conforme se aprofunda o verão marciano e diminuem com a chegada do inverno.

Vale lembrar que o ano marciano tem 687 dias terrestres e por isso as estações do ano duram o dobro do tempo por lá.

https://www.youtube.com/watch?v=MDb3UZPoTpc

Os cientistas analisaram as estrias em três crateras, Palikir, Horowitz e Hale e nas paredes do cânion Coprates. Em todas foram verificados o mesmo padrão e a presença de sais hidratados, entre eles o clorato de magnésio, perclorato de magnésio e perclorato de sódio. Os cientistas acreditam que a água deve ter passado por ali. "Nossas descobertas apoiam fortemente a hipótese de que essas linhas recorrentes de encosta se formam como resultado de atividade de água contemporânea em Marte", diz o estudo.

Mistério da água

Com essa descoberta os cientistas se veem diante de um outro mistério: de onde veio a água em Marte?

Entre as hipóteses levantadas estão o gelo sob o solo que se derrete no verão. A outra é a presença de um aquífero subterrâneo. Há ainda a chance da água se formar a partir da atmosfera com os vapores de água que se condensam em torno dos sais nas ranhuras.

Ojha e colegas responderam durante a coletiva sobre as questões da possibilidade de vida em Marte. Ele acredita que esse processo de formação de água salgada é fraco demais para suportar formas de vida como conhecemos na Terra. No entanto, existe a chance de que bactérias consigam sobreviver nesse tipo de hábitat.

Nasa apresenta provas concretas de água líquida e corrente em Marte. (Divulgação). Nasa apresenta provas concretas de água líquida e corrente em Marte. (Divulgação).

O homem em Marte

A comunidade científica apenas começou a descobrir Marte. Em 2018 a Agência Espacial Europeia (ESA) vai enviar um veículo próprio para o planeta, o ExoMars. Este será o primeiro veículo desenvolvido para encontrar sinais de vida desde as sondas Viking, em 1976.

Já a Nasa vem estudando o efeito das viagens de longa duração nos astronautas como forma de compreender melhor os riscos de uma possível viagem tripulada à Marte.

https://www.youtube.com/watch?v=pwipxdQ74pU

Espaço Ciência

Aqui no Recife quem quiser conhecer mais sobre a aventura humana em relação ao planeta vermelho basta ir ao Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, que mantém um andar inteiro dedicado à Marte. A instituição, mantida pelo Espaço Ciência, possui monitores especializados e educadores para tirar dúvidas sobre astronomia. A visitação é gratuita. [Via Nasa, CNN, Folhapress]

Veja o professor do Espaço Ciência, Antônio Pavão, tirando dúvidas dos internautas sobre Marte.

https://www.youtube.com/watch?v=gQI4e4j8s2w