iOS 9 está disponível e traz Siri mais esperta e multitarefas no iPad

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 16/09/2015 às 14:57

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

A Apple liberou nesta tarde de quarta (16) a sua nova versão do sistema operacional móvel, o iOS 9. Entre as principais novidades estão mais estabilidade, uma Siri mais esperta e melhorias nos diversos aplicativos já existentes.

LEIA MAIS

Tudo sobre os novos iPhones 6S e 6S Plus

Com ideias recauchutadas, Apple fica pra trás na inovação

A Apple decidiu manter a identidade visual da interface introduzida no iOS 7 e focou na melhoria dos processos e apps já existentes.

Entre as novidades estão um novo aplicativo "Notícias", que reúne diversas fontes e que pode ser personalizada pelo usuário. A interface é bastante parecida com o popular Flipoard, inclusive com a separação de temas e a disposição de imagens como uma revista.

ios99

O "Notas" foi outro app que ganhou novidades. Ele agora tem uma melhor integração com outras ferramentas e possibilita a inclusão de mapas, links, fotografias e tarefas aos seus arquivos. E o usuário também poderá usar o dedo para escrever seu memorando.

Falando em Mapas, a Apple trouxe diversas novidades sobre seus mapas online, uma função que já foi motivo de dor de cabeça para a empresa. Os usuários terão acesso às informações de serviços públicos de transporte e tráfego em tempo real.

iCloud sempre ligado

No iOS 9 a Apple vai dar uma força para o iCloud, seu serviço de gerenciamento de arquivos na nuvem. O usuário terá sempre disponível todos os arquivos armazenados no aparelho e também no iCloud.

iPad multitarefa

Os usuários do iPad ganharão uma funcionalidade multitarefa, o que deve aumentar a produtividade. Agora será possível dividir a tela em duas para trabalhar simultaneamente. É possível inclusive assistir a um vídeo enquanto se edita um texto, por exemplo.

A função não estará disponível no iPad 2 nem no iPad mini 1.

ios2e8iw6yw3etds

Uma Siri mais esperta

A assistente pessoal Siri está mais esperta no iOS 9. Ela consegue entender melhor contextos das perguntas, diferenças de entonação e chega com um sistema de pesquisa melhorado.

Ela poderá, por exemplo, fazer buscas nas suas fotos através de data e locais. Vai também escrever e-mails, memorandos e criar um evento na sua agenda. A assistente passa a fazer parte do Spotlight dos aparelhos e conseguirá mostrar resultados com base no que for digitado.

Ela também exibirá detalhes dos contatos e dos aplicativos mais usados, tudo em tempo real.

Em resumo, a Siri agora estará mais proativa. Se você receber um e-mail com um convite para algum evento, ela já irá marcar aquele compromisso na sua agenda. O usuário terá apenas que confirmar ou não.

Ela também mostrará detalhes do trânsito ou previsão do tempo quando você estiver indo para algum compromisso.

Outros detalhes

O iOS 9 traz muitas outras mudanças, mas uma das mais bem-recebidas é o fato de consumir menos bateria. O novo modo "Pouca Energia" limita algumas funções quando ativado, entre eles o download automático de e-mails, atualizações em segundo plano e até a velocidade da conexão 4G. Neste modo o aparelho exibirá um símbolo de bateria na cor amarela.

Quais aparelhos poderão atualizar

Estes são os aparelhos que poderão contar com o novo iOS 9:

- iPhone 4s

- iPhone 5

- iPhone 5c

- iPhone 5s

- iPhone 6

- iPhone 6 Plus

iPhone 6s (já vem de fábrica)

- iPhone 6s Plus (já vem de fábrica)

- iPod Touch 5ª Geração

- iPod Touch 6ª Geração

- iPad 2

- iPad 3ª Geração

- iPad 4ª Geração

- iPad Air

- iPad Air 2

- iPad Pro (já vem de origem)

- iPad Mini

- iPad Mini 2

- iPad Mini 3

- iPad Mini 4