Facebook NÃO está criando um botão de "Não curtir"

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 16/09/2015 às 10:12

Foto: Reprodução/DigitalTrends.com. Foto: Reprodução/DigitalTrends.com.

Repercutiu bastante a fala de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, em dizer que a rede social prepara um botão de "descurtir". Ele disse que a rede está trabalhando em uma função onde os usuários possam expressar sentimentos e opiniões além do "curtir".

LEIA MAIS

Facebook estreia livestream direto dos escritórios da empresa

Facebook introduz o botão Comprar para mobile

A fala de Zuckerberg aconteceu em meio a uma sessão de perguntas e respostas na sede da empresa, na Califórnia. Mas, ao contrário do que muita gente acreditou, o Facebook NÃO está preparando um botão de "não curti". O que a rede quer são alternativas ao botão "curtir" existente hoje.

"Provavelmente, centenas de pessoas se perguntavam sobre o porquê da ausência de botões como "desculpe", "interessante" e "não curti", e hoje "é um dia especial, porque hoje é o dia que posso dizer que estamos trabalhando nisso e estamos muito perto de testá-lo", explicou Zuckerberg. "Levou tempo para chegarmos até aqui, porque não queremos transformar o Facebook em um fórum contra, ou a favor das publicações de outras pessoas. Isso não é o tipo de comunidade que queremos criar", justificou.

O Facebook está pensando situações onde o botão "Curtir" não faça sentido, como na morte de um familiar/amigo ou em algo relacionado à crise dos refugiados na Europa. As pessoas "curtem" essas publicações por uma simples falta de opção.

Os usuários nem acham mais constrangedor: virou algo automático curtir alguma coisa, seja ela positiva ou negativa. É um reflexo desses dias em que nossa empatia se resume, muitas vezes, a uma ação mecânica e protocolar de apertar um botão. É como se aquilo bastasse para nos eximir de demonstrar qualquer outro sentimento, digamos, mais elaborado.

LEIA MAIS

Torne-se um mestre no WhatsApp com essas dicas

No vídeo abaixo temos a fala exata de Zuckerberg. O prazo para os novos botões de interações do Facebook ainda não foi divulgado.