Super Mario, um dos maiores clássicos dos games, completa 30 anos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 13/09/2015 às 14:46

Divulgação. Divulgação.

A Nintendo comemorou neste domingo os 30 anos do Super Mario, um dos personagens mais conhecidos da indústria dos videogames, em um evento em Tóquio com centenas de fãs e animado pela característica melodia do jogo.

O criador do Super Mario, o japonês Shigeru Miyamoto, apareceu em um palco diante de uma multidão em uma sala com capacidade para 700 pessoas, na qual não faltou música ao vivo. "Fico emocionado ao cantar 'feliz aniversário' com todos vocês", disse Miyamoto aos fãs, após um 'Super Mario' soprar as velas colocadas sobre um bolo.

https://www.youtube.com/watch?v=KkzoZMgY_-U

O compositor Koji Kondo interpretou a melodia utilizada na nova edição e outros músicos interpretaram a famosa música de "Super Mario" no violino e no acordeão. Masako Iwata, uma fã presente na celebração, disse que queria muito ver Kondo, Miyamoto e o próprio Mario, descrito por ela como seu herói desde a infância.

"Amo o Mario. Jogava desde que tinha quatro ou cinco anos", disse a menina, que agora tem 26 anos, vestida com um chapéu vermelho e um macacão azul, como seu querido personagem. Com seu macacão azul, seu chapéu vermelho e seu bigode preto, Super Mario é um personagem inconfundível, algo bastante incomum na indústria dos videogames.

Shigeru Miymoto nos parabéns de Mario. (AFP). Shigeru Miymoto nos parabéns de Mario. (AFP).

O primeiro "Super Mario Bros" foi comercializado em 13 de setembro de 1985 no Japão para o aparelho Famicom. Mas antes disso, o herói de bigode já havia aparecido em 1981 em outra produção da Nintendo, "Donkey Kong", sob o nome de "Jumpman".

Até 1985 não adotou o nome de Mario, em referência ao proprietário de um espaço alugado pela filial americana da Nintendo, e cuja forma física lembrava um personagem de videogame. Desde então, a saga de Mario já vendeu no mundo mais de 310 milhões de exemplares.

Além de suas aventuras mais conhecidas, nas quais deve salvar a princesa Peach saltando obstáculos e combatendo tartarugas, no jogo o encanador também se destacou no futebol, no golfe e nas corridas de kart. O jogo Super Mario também acompanhou muitas vezes o avanço tecnológico, como o formato tridimensional introduzido pelo "Super Mario 64" em 1996.

Reprodução/sergi1995.deviantart.com. Reprodução/sergi1995.deviantart.com.

Para marcar o aniversário, a Nintendo lançou na última sexta-feira no Japão "Super Mario Maker" para o aparelho WiiU. A nova saga lança um desafio à imaginação do usuário, que pode criar seu próprio mundo para Mario, ou utilizar o mundo criado por outros jogadores compartilhado pela internet.

A Nintendo aponta agora para o mercado de jogos para smartphones, longe de sua estratégia centrada por completo nos aparelhos de videogame. Em março, a companhia com sede em Kioto disse que criará jogos baseados em seus personagens, embora não tenha dado detalhes sobre quais deles apareceriam em novos jogos para smartphones e tablets. [Da AFP]

https://www.youtube.com/watch?v=l-DaJGGDoNI