Lojas de games locais criam diferenciais para sobreviver em tempos de crise

Felipe Silva
Felipe Silva
Publicado em 08/08/2015 às 16:50
Lojas apostam em atendimento e preço baixo.

Foto: Mariana Campello/ NE10
Lojas apostam em atendimento e preço baixo. Foto: Mariana Campello/ NE10 FOTO: Lojas apostam em atendimento e preço baixo. Foto: Mariana Campello/ NE10

Lojas apostam em atendimento e preço baixo. Foto: Mariana Campello/ NE10 Lojas apostam em atendimento e preço baixo
Foto: Mariana Campello/ NE10

O Brasil é um dos gigantes mundiais no mercado de jogos. Porém, com o fácil acesso a compras online, diminuiu os números jogadores nas lojas de games tradicionais do Recife, além do sentimento de crise econômica que o País enfrenta. Lojistas procuram diferenciais para manter os clientes e atrair novos compradores.

Uma das mais antigas lojas de jogos digitais do Recife é a Top Games, localizada no bairro do Parnamirim, na Zona Norte. O dono Oswaldo Leite, 65 anos, está repassando a loja por falta de clientes e pela mudança no comportamento do consumidor. Ele lembra da época entre 1998 e 2002 quando houve a explosão das Lan Houses em Pernambuco e aconteceu a primeira mudança drástica no mercado.

"Os jogadores mudaram bastante. Antigamente eles vinham para loja jogar, era um espaço de lazer. Depois veio a Lan House que mudou novamente o estilo de compras, mas dava para vender bem e agora tem as vendas online que estão acabando com o mercado de games em locais físicos", lamenta Oswaldo.

Para a loja não fechar, o espaço deixou de ser apenas um local de vendas e começou a consertar aparelhos como computadores e consoles.

Vendedores apostam na simpatia para manter clientes. Foto: Mariana Campello/ NE10

A Games Pro é uma das que conseguem vender bem e desviar da crise mercadológica. Ela fica localizada na Avenida Guararapes, no Centro do Recife. O espaço é ponto de encontro entre gamers, conta os sócios Emerson Rikey, 28, e Athayla Bayone, 30. "Apesar de não ter espaço para jogar, a galera vem pra ficar conversando e passam a tarde toda aqui", conta Emerson.

Os sócios falam que o diferencial é o atendimento e a simpatia. A maioria dos clientes frequenta o local por indicação de amigos. "Toda semana vem alguém falando que um amigo indicou ele. Não fazemos muita publicidade", contou Athayla. Porém, o site deles é bastante acessado - uma média de 12 mil acessos diários. No espaço online, também é possível realizar compras e reservar produtos.

Josivaldo Lins elogia atendimento da Games Pro. Foto: Mariana Campello/ NE10 Josivaldo Lins elogia atendimento da Games Pro
Foto: Mariana Campello/ NE10

O assistente de logística Josivaldo Lins, 45, é um dos clientes e elogia o local. "Eles não tentam enrolar o cliente. Eles são sinceros e o atendimento é muito bom. Hoje comprei meu HD externo e pretendo voltar para adesivar meu pc". Entre os jogos mais vendidos estão os lançamentos para PS4, como GTA e FIFA 15. A média de preço dos jogos varia entre R$ 5 e R$ 250.

A loja Mundo Infogames acredita em preços baixos para atrair clientes. Robeca Rego, 25, dona do estabelecimento conta que sempre tem aquela turma que frequenta o espaço semanalmente. Os jogos para PS3 e PS4 custam cerca de R$ 250. Enquanto os menos procurados para PS4 são R$180. Mas existem jogos para outros consoles bem baratinhos por R$ 12. A Mundo Infogames fica próximo ao Cinema São Luiz, também no Centro do Recife.

Outro local que aposta na assistência técnica é a Fest Games, que trabalha há seis anos na área. A sócia Ângela Cristina fala que o principal diferencial é a entrega rápida, "Procuramos devolver o vídeo-game no mesmo dia". Lá também tem a venda dos consoles. O Xbox 360 custa R$ 800, o PS2 Slim está por R$ 280 com cinco jogos e dois controles e o PS4 está na faixa de R$ 1.600. Os preços dos jogos custam entre R$ 20 e R$ 220.

No RioMar Shopping, na Zona Sul, fica o ponto de distribuição da UZ Games em Pernambuco. A franquia conta com mais de 70 espaços espalhados pelo País.

UZ Games abate preço de jogos novos em troca de jogos antigos. Foto: Mariana Campello/ NE10 UZ Games abate preço de jogos novos em troca de jogos antigos
Foto: Mariana Campello/ NE10

O vendedor Bruno Oliveira, 22, diz que o público da loja é bastante diversificado. "O local é bem frequentado, mas houve uma baixa de clientes devido à crise. Mas o período de compra também é bem sazonal. No segundo semestre acontece bastante saídas de games, devido aos lançamentos da E3", contou Bruno. Entre os itens mais procurados estão os jogos, controles e alguns acessórios. O item mais barato é um Booster Pokémon no valor de R$ 6. O mais caro atualmente é o PS Vita por R$ 900. Os games variam entre R$ 30 e R$ 250.

https://www.youtube.com/watch?v=FhmOhq7gB40

Na maioria das lojas visitadas os jogos mais procurados são os lançamentos Mortal Kombat X, GTA e Batman: Arkham Knight e Fifa 15.

O Brasil é o 11º maior mercado de games no mundo em faturamento, com cerca de US$ 1,28 bilhão, em 2014. Além desses dados, o País está em 4º lugar em número de jogadores, mas seu faturamento equivale a cerca de 1,54% do que é arrecadado em todo o mundo, segundo pesquisa do NewZoo.

Jogos de tiro, futebol e dança são os mais procurados nas lojas. Foto: Mariana Campello/ NE10 Jogos de tiro, futebol e dança são os mais procurados nas lojas
Foto: Mariana Campello/ NE10