#CPRecife4: Idosos visitam a Campus para conhecer inovações voltadas para terceira idade

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/07/2015 às 20:23

mundo-bit-na-campus-party-2015

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

Por Júlio Cirne

Do NE10

Um grupo de idosos visitou nessa sexta-feira (24) o segundo dia da Campus Party Recife, realizada no Centro de Convenções em Olinda.

Os idosos fazem parte do projeto "Navegar é Preciso", que promove a inclusão digital de pessoas da terceira idade. O grupo de 12 pessoas visitou os estandes da Campus e conferiu palestras com as novidades do mundo digital, além de interagir com vários jovens campuseiros em plena atividade.

Os idosos puderam conferir ainda um projeto de robótica desenvolvido por alunos da rede municipal de ensino do Recife e também o projeto "Calçada Sensorial", desenvolvido por alunos do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), que simula as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência (assim como idosos) no dia a dia de uma grande cidade. A experiência consistia em usar uma venda nos olhos e então se locomover pela calçada.

150724 - Campus Party - Grupo Navegar é preciso - Foto Lu Streithorst (18)

A "brincadeira" fazia parte do desafio "Hacker 2.0", que traz a proposta desafiar jovens programadores a desenvolver apps móveis ou dispositivos que colaborem para melhorar a vida de pessoas com mobilidade reduzida.

Alguns dos idosos disseram que já possuem algum tipo de vivência com a tecnologia e a internet, como perfis em redes sociais, por exemplo. A aposentada Adail Gomes, 69 anos de idade, brincou que, durante a experiência de visitar a Campus, "parecia estar em outro mundo".

COBERTURA CAMPUS PARTY RECIFE

Como os quadrinhos estão mudando o cinema

Campuseiros passam até 10 horas seguidas jogando

Campuseiras programadoras driblam preconceito e marcam presença

Campuseiros do interior fazem a festa

Robôs domésticos ganham destaque

A segurança nas cidades inteligentes

Campuseiros acampam até embaixo das mesas

Criador de Tomb Raider fala do poder dos games na economia

Mercado de games no nordeste cresce e se articula

Siga o MundoBit no Twitter e no Instagram