Palestrante campuseiro, Dado Schneider faz palestra sobre mudanças no século 21

Felipe Silva
Felipe Silva
Publicado em 23/07/2015 às 21:49

mundo-bit-na-campus-party-2015

Dado Schneider palestrante da Campus Party Recife Dado Schneider e sua Palestra Muda 2.0 na Campus Party Recife

Em sua Palestra Muda na Campus Party Recife, o publicitário Dado Schneider, 53, fala sobre trabalho, carreira e futuro profissional e como a visão de tudo isso mudou com as transformações do século 21. E ele não fala nada durante cerca de 45 minutos. A sua apresentação foi a mais prestigiada deste primeiro dia de Campus Party Recife, com pessoas sentadas no chão e ao redor do palco.

LEIA MAIS

Os simuladores da área aberta da Campus

Ciborgue Neil Harbisson cancela apresentação na Campus

R$ 60 mil para apps ecológicos

Campus Party começa com filas e alta expectativa

As máquinas mais incríveis da Campus

Em sua versão 2.0 - porque ele já realizou a palestra no Recife no ano passado -, o palestrante exibe slides com frases relacionadas aos temas mencionados e músicas de fundo. Dentre elas, Bee Gees, Amy Winehouse e David Guetta. E não fala com a plateia.

Dado, além de palestrante, é campuseiro. Confira o vídeo em que ela fala da experiência de vivenciar a verdadeira experiência de estar na Campus Party:

https://youtu.be/iyigw0yj-GQ

A ideia da Palestra Muda surgiu, segundo ele, na "virada digital"; as salas de aula foram tomadas pelos smartphones, notebooks, e demais aparatos tecnológicos que tiravam a atenção dos alunos do professor para a tela interativa. Com isso, o palestrante - que é doutor em Comunicação -, teve a ideia de inverter e tirar a atenção da telinha para seu conteúdo, exposto em slideshow e com músicas atuais e em inglês (para que não possa confundir com a leitura, que é em português).

O tom da palestra muda com as passagens de música: com "Stayin' Alive", do Bee Gees, ele fala sobre as dificuldades dos mais maduros (ou "velhos", como ele mesmo usa) em se adaptar ao uso da tecnologia. "Felizes eram os velhos do passado, ele não tinham que se adaptar aos mais novos", diz um dos slides.

Em "Welcome to the jungle", do rapper Jay-Z, ele usa o título da música (com tradução literal para "Bem-vindo a selva"), para fazer uma analogia com o nível de exigência do mercado de trabalho atual. Foca, especialmente, na tríade coragem, talento e persistência como diferenciais.

Slideshow que foi usado na palestra Slideshow que foi usado na palestra

Em "You Know I'm No Good", da Amy winehouse", ele fala com os campuseiros como o "tiozão", que dá conselhos relacionados a estar informado nos noticiários, ter postura e polidez e muita educação para ascender profissionalmente.

Para finalizar a parte muda, afinal ele também fala, Dado usa "Memories" do dj David Guetta e mostra como sua carreira profissional teve altos e baixos e como a respeitada experiência é construída através disso. Para ele, "gente que não convive com a mudança não vai conseguir sobreviver no século 21, pessoas de todas as idades tem que se reciclar, viver se atualizando".

A palestra termina com Dado falando A palestra termina com Dado falando

Finalizada a parte muda, Dado começa a falar e dá dicas quentes para o mercado de trabalho, voltadas nos tópicos já mencionados na palestra muda e nas diferenças entre 'ser', 'ter', 'parecer' e 'aparecer'.

"Quando mais jovem, precisava ser; afinal, com a boa lábia que se conquistava as meninas. Depois ter uma BMW, ter um terno armani, as coisas ficaram assim nesse período de ambição. Parecer é o terceiro conceito, em que a pessoa vive das aparências. A era atual é a do aparecer, em que o cara não precisa ter o BMW, basta aparecer numa selfie com o dono dela. Para mim, o mais importante ainda é o 'ser'", finaliza.