#LoveWins: Mais de 26 milhões de pessoas usaram a bandeira gay no perfil do Facebook

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 30/06/2015 às 10:53

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

O Facebook divulgou os números da mobilização online em apoio ao casamento gay. A rede social disponibilizou uma ferramenta que permitia que as pessoas adicionassem um filtro com as cores da bandeira gay à foto do perfil. Mais de 26 milhões de pessoas participaram.

LEIA MAIS

Direitos LGBT: Saiba mais sobre o casamento gay no Brasil e nos EUA

Segundo o Facebook, as fotos com o filtro colorido receberam mais de meio bilhão de interações, entre curtidas e comentários.

A mobilização teve início após a Suprema Corte dos EUA ter liberado a união civil entre homossexuais. A decisão tornou inconstitucional negar casamento para gays e lésbicas nos 50 estados norte-americanos. No Brasil, onde o casamento gay já é uma realidade desde 2011, as fotos do perfil ganharam uma conotação política em resposta à onda conservadora que vive o país.

O filtro do arco-íris foi desenvolvido por dois estagiários do Facebook durante uma Hackaton na empresa na semana passada. Mark Zuckerberg, CEO da empresa, foi o primeiro a mudar sua foto. Personalidades como Leonardo DiCaprio, Arnold Schwarzenegger, Xuxa e Bruno Cagliasso aderiram. Marcas como American Airlines, YouTube, Uber, MasterCard e instituições como a ONU e o Supremo Tribunal Federal brasileiro também apoiaram a causa.

Foto: AFP. Foto: AFP.