Novo adesivo de insulina pode abolir injeções no tratamento da diabetes

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/06/2015 às 10:22

Adesivo vai tornar tratamento mais preciso. (Foto: Divulgação/PNAS). Adesivo vai tornar tratamento mais preciso. (Foto: Divulgação/PNAS).

Um novo adesivo pode trazer mais qualidade de vida para pacientes que precisam tomar insulina diariamente. Menor que uma moeda de um real, a nova técnica pode substituir as injeções para diabéticos.

O adesivo está sendo desenvolvido pelas universidades da Carolina do Norte e do Estado da Carolina do Norte. Os primeiros resultados dos estudos foram publicados na revista científica da Academia Americana de Ciências (PNAS).

O adesivo detecta os aumentos nos níveis de açúcar no sangue e libera doses de insulina na corrente sanguínea conforme for necessário. O produto foi testado em roedores com diabetes do tipo 1 e os resultados foram "promissores".

"Criamos um adesivo para diabetes que funciona rápido, é fácil de usar e é feito de material não tóxico e biocompatível", explicou Zhen Gu à agência EFE. "O sistema pode ser personalizado em função do peso da pessoa diabética e sua sensibilidade à insulina".

Esse adesivo inteligente vai tornar o processo de tomar insulina menos doloroso e "mais preciso". Atualmente injetar um quantidade incorreta de insulina pode causar problemas graves como cegueira ou amputação de extremidades, ou até mesmo a morte do paciente, lembra John Buse, outro autor da pesquisa.

Ainda não há previsão desse produto ser testado em humanos e, consequentemente, de chegar ao mercado.

Segundo o estudo existem mais de 387 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo.