10 motivos para você ficar ansioso pela chegada do Windows 10

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 03/06/2015 às 11:15

O Windows 10 será lançado no dia 29 de julho (Foto: Divulgação) O Windows 10 será lançado no dia 29 de julho (Foto: Divulgação)

Após muita especulação, a Microsoft anunciou na última segunda a data oficial de lançamento do seu novo sistema operacional: 29 de julho. A partir deste dia, todos os usuários que possuem cópias autênticas do Windows 7, 8 e 8.1 poderão fazer o download gratuito do novo sistema operacional. Para as pessoas que ainda não sabem quais as novidades trazidas pelo Windows 10, o MundoBit listou 10 motivos não apenas para você conhecer, como também para ficar ansioso pelo lançamento do novo SO da Microsoft. Entre eles, estão a volta do botão Iniciar, o novo navegador Microsoft Edge e a Cortana, assistente pessoal do Windows Phone, no PC. Confira a lista completa.

1. Novo navegador Microsoft Edge

No novo navegador da Microsoft o usuário poderá fazer anotações na própria página da web. Se o computador for dotado de caneta, você poderá escrever livremente na tela, mas se não, você poderá clicar e colocar suas anotações usando o teclado. A pessoa também poderá compartilhar suas anotações com qualquer pessoa. Outra novidade anunciada pela empresa é que as páginas da web terão uma opção para modo de leitura, deixando a tela mais limpa. O Microsoft Edge estará integrado com a assistente pessoal digital Cortana.

2. Action Center

O Action Center no Windows 10 será basicamente o que já existe no Windows 8, mas na nova versão os usuários poderão interagir com suas notificações na própria área de trabalho. Também será possível ajustar as configurações básicas do sistema por ele, ou seja, ligar/desligar Bluetooth, Wi-Fi e interagir com outras aplicações. O Action Center será integrado com o "Continuum", recurso que fornece a possibilidade de mudar a versão do Windows 10.

3. Fim da Internet Explorer

Lançado em 1995 e presente nos produtos da Microsoft desde o Windows 98, o browser foi um grande sucesso à época, mas após a chegada de concorrentes como o Google Chrome e o Mozilla Firefox, passou a ser muito criticado pela lentidão. É como se tivesse parado no tempo. Com o nome desgastado no mercado, a empresa achou melhor por fim ao produto. Pelos próximos anos, o Internet Explorer continuará disponível para compatibilidade de versões corporativas do Windows e também terá suporte nas versões antigas, mas não foi informado até quando. Nos resta aguardar as inovações prometidas pela Microsoft com o seu sucessor, o Microsoft Edge.

(Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

4. Cortana no PC

O Windows 10 virá com a assistente digital e pessoal da Microsoft, a Cortana. Ela ficará na página inicial, ao lado do botão Iniciar, em uma barrinha. A Cortana vai listar as informações a partir dos interesses do usuário, além de responder, com buscas na internet, às perguntas. De acordo com a Microsoft, ela escreverá e-mails e dará lembretes. O usuário poderá escolher para receber a lembrança em uma hora, lugar e até quando estiver falando com uma pessoa específica. Outra boa notícia é que a Cortana poderá ser instalada em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS, ou seja, estes lembretes serão dados em qualquer lugar.

5. Windows Hello

Segundo a Microsoft, com este novo recurso o computador poderá reconhecer seu usuário automaticamente, evitando que a pessoa tenha que escrever uma senha para acessar o sistema. Este processo vai ser feito através do reconhecimento do rosto do usuário ou da sua biometria.

(Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

6. Volta do botão Iniciar

Uma das novidades mais aguardadas pelos usuários do Windows é a volta do botão Iniciar. Ausente nas versões 8 e 8.1 do sistema operacional, a praticidade que o botãozinho no canto inferior do lado esquerdo fez falta. Agora, ele estará presente de forma diferente, pois será possível visualizar os aplicativos existentes no computador. Além disso, o usuário poderá expandi-lo, inclusive para tela cheia.

7. Instalação grátis para quem possui Windows 7, 8 e 8.1

Diferentemente das versões mais antigas do sistema operacional, em que os usuários que queriam utilizá-los tinham que comprá-lo, todos as pessoas que têm cópias autênticas de Windows 7, 8 e 8.1 vão poder baixar o Windows 10. Elas receberão uma notificação na barra de tarefas para fazer a reserva de sua cópia. O download poderá ser feito a partir do dia 29 de julho e os usuários terão o prazo de um ano para atualizarem o SO gratuitamente.

8. Aplicativos universais

O Windows 10 foi projetado com um núcleo comum para permitir o desenvolvimento de aplicativos universais para o SO. Ou seja, os usuários que possuem o Windows 10 no PC poderão continuar a experiência com aquele app no seu celular ou tablet, através do app Phone Companion. Estes aplicativos são o Skype, OneDrive, OneNote, Outlook, Office, Xbox Music e a Cortana. O Phone Companion vai ser como uma central para reunir as infos sobre os aplicativos e compartilhá-los entre os dispositivos.

9. Xbox no Windows 10

O Windows 10 vai suportar os jogos que você já tem no seu Xbox One, fazendo uma ponte entre o videogame e os outros aparelhos da Microsoft, como computador e tablet. Sendo assim, o game poderá ser jogado em multiplayer por duas pessoas, uma delas no console, e a outra no computador. Além disso, será possível adquirir novos games pelo PC. Outra novidade é o Xbox Live para o PC, em que o usuário poderá se conectar com seus amigos, trocar mensagens e ver todas as suas informações do Xbox.

(Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

10. Microsoft Surface Hub

Mais voltado para uso profissional, a Microsoft criou um novo periférico: o Surface Hub, que é uma TV 84 polegadas, 4K touchscreen e sensores com WiFi, Bluetooth e NFC. Este produto virá com Windows 10. Por meio dele, será possível ter controle total do sistema operacional, proporcionando uma experiência similar à de um tablet, por exemplo. Entretanto, o foco de utilização do aparelho são as apresentações profissionais.