Google, Facebook e Twitter se mobilizam pelo Nepal (e você pode ajudar)

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/04/2015 às 14:53

Foto: AFP. Foto: AFP.

Google e Facebook se uniram para ajudar os sobreviventes do terremoto no Nepal. O tremor de 7,8 na escala Richter causou a morte de mais de 4 mil pessoas, segundo autoridades do país.

As duas gigantes lançaram páginas especiais para encontrar desaparecidos e também para facilitar quem quer ajudar.

O Facebook divulgou o Safety Check, página que confirma se uma pessoa afetada pelo tremor está em segurança. Quem possui perfil na rede social e estiver no Nepal receberá uma notificação perguntando se estão bem.

safety

É uma forma prática e rápida de informar aos familiares e amigos que estão em segurança. Outras pessoas também poderão atualizar a ferramenta com dados dos amigos que se encontram bem. "Quando catástrofes acontecem, as pessoas precisam saber se as pessoas de quem gostam estão bem. É em momentos como estes que estar em contacto realmente importa", disse o CEO do Facebook Mark Zuckerberg, em um post.

Já o Google ativou o Person Finder, que é um localizador de pessoas já usado em outras catástrofes naturais, como o terremoto no Haiti em 2010.

O Google usa a base de dados de pesssoas desaparecidas, bem como outras fontes de organizações e autoridades para gerar seus resultados. O usuário pode tanto buscar informações sobre alguém como oferecer dados. Há duas opções no site: I’m looking for someone (Estou à procura de uma pessoa) e I have information about someone (Tenho uma informação sobre alguém).

google3

Na primeira opção, a pesquisa informa dados de desaparecidos. Na segunda, o usuário deve escrever o nome da pessoa e escrever o máximo possível de dados sobre ela, como estado de saúde e localização. Até o momento já foram mais de 6 mil registros.

Já o Twitter vem dando destaques às hashtags #kathmandu, #nepal e #earthquake para ajudar a quem procura informações sobre a situação no Nepal e arredores.

Um dos maiores terremotos em tempos recentes

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o Nepal por volta do meio-dia de sábado no horário local (pouco depois das 3h no horário de Brasília) e provocou mais de 3,9 mil mortes.

O abalo foi sentido no Himalaia, onde provocou avalanches que mataram montanhistas, e em países próximos como Índia e China — onde também provocou mortes. [Com AFP, Reuters e Público]