Acordo do Brasil com o Facebook contradiz a neutralidade de rede?

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 14/04/2015 às 10:27
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação. FOTO: Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

O acordo do Governo Federal com o Facebook pode estar em desacordo com a neutralidade de rede, um dos termos do Marco Civil da Internet, aprovado no ano passado. Este item do conjunto de leis proíbe a internet patrocinada ou segregada a um tipo de conteúdo.

O encontro entre Dilma Rousseff e Mark Zuckerberg aconteceu na última sexta (10) na Cúpula das Américas, no Panamá. O CEO do Facebook assinou acordo para promover o projeto Internet.org, que facilita o acesso em regiões remotas. O ponto inicial do projeto será a comunidade de Heliópolis, em São Paulo.

Em um post no Facebook, Zuckerberg disse que a rede irá fornecer "Wi-Fi rápido e gratuito para todo mundo nessa comunidade, onde poderão acessar serviços básicos de internet, incluindo saúde, trabalho, educação e comunicação".

Apesar de oferecer mais inclusão digital, a medida pode estar em desacordo com o conceito de neutralidade. O tema ainda está sendo discutido através de uma consulta pública que se encerra no dia 4 de maio.

No entanto, não há questionamentos sobre planos com acessos ilimitados a determinados serviços. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Comitê Gestor de Internet (CGI.br) não comentaram o assunto.

"É muito importante essa parceria que nós, hoje, estamos encaminhando – significa basicamente garantir o acesso a serviços os mais variados via internet”, disse Dilma. Veja o pronunciamento. [Via Teletime]

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YI-bX-v0omI