Videogames e desktops são vilões da conta de luz. Veja o consumo dos eletrônicos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 10/03/2015 às 13:59

Foto: Reprodução/alwaysinfo.co.uk. Foto: Reprodução/alwaysinfo.co.uk.

Com uma das piores secas dos últimos anos, o Brasil vive uma crise energética que chama para uma responsabilidade coletiva - governos, empresas e usuários. Com contas mais caras, o consumidor começa a adaptar seus hábitos para economizar.

Grande parte das reportagens sobre o assunto destacam equipamentos bastante utilizados como geladeira e utilitários como lâmpadas. Mas e os videogames? Qual gasta mais, o Xbox ou o PS3? É importante também saber quanto se gasta em energia nas TVs LCD. Fizemos um levantamento para ajudar o leitor na hora da economia.

Seguem abaixo os valores de alguns equipamentos calculados em kWh (KiloWatt/hora) dentro de um consumo mensal. Depois é só fazer o cálculo baseado no preço pago pelo kWh na sua conta de luz (varia bastante em cada Estado e ainda dentro de faixas de consumo).

game

Videogames

Os novos PS4 e Xbox One além de mais caros também consomem mais energia. Eles chegam a gastar até três vezes mais que seus antecessores PS3 e Xbox 360.

Segundo o Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC, na sigla em inglês), o PS4 consome 181 kWh (KiloWatt-hora), enquanto o PS3, 64 kWh. Já o Xbox One, o consumo pode chegar a 289 kWh, dependendo da TV escolhida. Já o Xbox 360 consumia apenas 70kWh.

O Wii é o campeão na economia, com 37 kWh. O NRDC baseou seus cálculos no uso do console para jogar jogos em 1080p, para fazer streaming de filmes e também no aparelho em stand-by. Veja o relatório completo.

Foti: Divulgação. Foti: Divulgação.

TVs

TVs de LED e LCD consomem menos energia do que as de plasma. As primeiras são feitas de cristal líquido. Nas LCDs luzes fluorescentes dão forma a uma luz de fundo projetada em duas camadas de vidro polarizadas. Isso gera uma média de 15,6 kWh para um modelo de 42 polegadas. No LED, diodos emitem uma luz própria. Esse tipo de televisor consome 12,7 kWh em um aparelho de 42 polegadas.

Nas TVs de plasma, para exibir as imagens o aparelho precisa aquecer células gasosas. Isso acaba consumindo muito mais energia, cerca de 27 kWh para um modelo de 42 polegadas. O consumo considerado para os cálculos foi uma média de seis horas de uso/dia.

computador

Computadores

Aqui o assunto se torna mais complexo pela enorme quantidade de equipamentos nas mais variadas configurações. Além disso, o uso do computador muitas vezes está ligado a diversos periféricos como impressoras, scanner, monitor, etc.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), uma CPU de desempenho intermediário (de potência de 120 a 150 W) consome cerca de 12 kWh. Isso aumenta até 25 kWh dependendo do modelo do processador. Os PCs de mesa são menos eficientes energeticamente, pois são projetados para serem ligados na energia enquanto estão sendo usados. A isso precisa ser somado o uso do monitor, de cerca de 80 W.

Em relação aos periféricos, uma impressora tem potência de 70 a 80 W. Usar CPU, monitor e impressora com regularidade dá um consumo de 19 a 23 kWh.

notebook

Notebooks

Nos notebooks a economia é maior. Isso porque eles dependem na maior parte do tempo de uma energia física, armazenada na bateria. E, via de regra, quanto mais novo menos consumo. Um notebook intermediário, segundo a Aneel, consome 45 watts-hora, podendo chegar a 60 watts-hora dependendo do processador.

Os MacBooks consomem ainda menos. O novo modelo anunciado nessa segunda (9) diz consumir apenas 5 Watt-hora. É bom verificar essa questão na hora de trocar de notebook.

Aqui outros eletrodomésticos mais comuns nas residências:

Secadoras de roupa: Um dos inimigos do consumo, com 120 a 150 kWh, se usadas uma hora por dia.

Lavadoras de roupa: 3,15 a 6,30 kWh se usadas duas vezes por semana.

Geladeiras: Um modelo com freezer de 350 litros consome 53 kWh. Sem freezer fica por 31 kWh.

Ar-condicionado: 10 mil BTUs, com oito horas diárias consome 162 kWh.

O BÁSICO

Veja algumas dicas super básicas da Aneel para economia de energia e segurança:

- Desconecte todos os eletrodomésticos e eletroeletrônicos das tomadas em dias dechuva com descargas elétricas;

- Evite o uso de benjamins (tomadas em T) para ligar vários aparelhos. O mesmo vale com as extensões.

- Desligue os aparelhos da tomada quando faltar energia para reduzir o risco de danos quando a energia voltar;

- Desligue lâmpadas, ar condicionado e TVs em ambientes desocupados.

- Ao fazer instalações elétricas, use fios adequados e evite emendas mal feitas.

- Sempre prefira um profissional habilitado para fazer serviços elétricos.

Atualização: Atualizado para deixar as informações sobre watt-hora mais claras. Atualizei também o consumo do notebook intermediário que é de 45 watt-hora e não 15 como anteriormente informado.