Apple Watch faz ligações, pagamentos e custará a partir de 349 dólares

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 09/03/2015 às 15:47

Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

A Apple apresentou nesta tarde detalhes do seu primeiro relógio inteligente, o Apple Watch. Este é o primeiro novo produto da empresa desde que apresentou o iPad em 2010. O produto chega às lojas já na semana que vem por preços que variam entre 399 e 10 mil dólares. O aparelho faz ligações, monitora saúde do usuário, realiza pagamentos e possui 2 milhões de combinações em seu design.

O anúncio aconteceu no centro de arte Yerba Buena de São Francisco, nos EUA. Na mesma ocasião foram apresentados o novo MacBook e o framework Researchkit, para pesquisas em saúde.

A Apple fez uma apresentação do potencial do Apple Watch, desde já um dos maiores competidores no crescente mercado de computadores vestíveis. A companhia demorou a entrar na briga, mas já chega batendo de frente em empresas como Sony, LG e Samsung, que já lançaram modelos de relógios e pulseiras.

Relógio poderá servir como cartão de embarque. (Divulgação). Relógio poderá servir como cartão de embarque. (Divulgação).

O Apple Watch tem corpo de metal, tela sensível ao toque e um controle em formato de botão giratório em um dos lados. Entre as funcionalidades estão a leitura de mensagens de texto, e-mails e notificações em sincronia com o iPhone ou iPad. Ele também pode servir como cartão de embarque e para abrir a porta de quartos de hotéis depois do check-in. A função ApplePay, de pagamentos digitais, também estará embutido no aparelho.

Com suporte à assistente pessoal Siri, o Apple Watch também tem recurso para escrever mensagens ditadas pelo usuário. Segundo o CEO da Apple, Tim Cook, os aplicativos para o aparelho estarão na AppStore junto com guias de uso. Ele também realiza chamadas através de um microfone interno.

Aparelho tem tela sensível ao toque. (Divulgação). Aparelho tem tela sensível ao toque. (Divulgação).

Recarga

O aparelho aguentará 18 horas de uso, o que dá mais ou menos um dia útil na vida do usuário. A recarga será sem fios, como acontece com o rival Moto 360. Falando nele, o relógio da Motorola possui autonomia de 1,5 a 2 dias, o que gerou críticas à Apple pela baixa capacidade do Apple Watch.

Bateria aguenta 18 horas. (Divulgação). Bateria aguenta 18 horas. (Divulgação).

Preços

O Apple Watch com pulseira de aço inoxidável custará entre 549 dólares e 1.049 dólares na opção de 38 mm. Já a versão de 42 mm ficará entre 599 dólares 1.099 dólares. A opção Sport de 38mm ficará por US$ 349 e a 42mm por US$ 399. A mudança de preço varia de acordo com a pulseira escolhida. Há ainda uma versão de ouro que sai por incríveis 10 mil dólares.

O relógio começa a ser vendido no dia 24 de abril em diversos países.

A força da Apple

Analistas acreditam que o lançamento do Apple Watch vai trazer uma "legitimidade" a esse tipo de produto que ninguém conseguiu dar até agora. Segundo o analista da Forrester Research, James McQuivery, o setor ainda não está totalmente desenvolvido e a chegada da Apple trará popularidade.

O mais popular relógio inteligentem, o Peeble, vendeu um milhão de unidades em dois anos. Já todas as companhias que usam a versão Android para computação vestível, como Samsung, Motorola e LG, venderam apenas 700 mil. A previsão dos analistas para o Apple Watch é de 10 a 20 milhões nos primeiros dois anos.