A Apple apresentou nesta tarde detalhes do seu primeiro relógio inteligente, o Apple Watch. Este é o primeiro novo produto da empresa desde que apresentou o iPad em 2010. O produto chega às lojas já na semana que vem por preços que variam entre 399 e 10 mil dólares. O aparelho faz ligações, monitora saúde do usuário, realiza pagamentos e possui 2 milhões de combinações em seu design.
O anúncio aconteceu no centro de arte Yerba Buena de São Francisco, nos EUA. Na mesma ocasião foram apresentados o novo MacBook e o framework Researchkit, para pesquisas em saúde.
A Apple fez uma apresentação do potencial do Apple Watch, desde já um dos maiores competidores no crescente mercado de computadores vestíveis. A companhia demorou a entrar na briga, mas já chega batendo de frente em empresas como Sony, LG e Samsung, que já lançaram modelos de relógios e pulseiras.
Relógio poderá servir como cartão de embarque. (Divulgação).
O Apple Watch tem corpo de metal, tela sensível ao toque e um controle em formato de botão giratório em um dos lados. Entre as funcionalidades estão a leitura de mensagens de texto, e-mails e notificações em sincronia com o iPhone ou iPad. Ele também pode servir como cartão de embarque e para abrir a porta de quartos de hotéis depois do check-in. A função ApplePay, de pagamentos digitais, também estará embutido no aparelho.
Com suporte à assistente pessoal Siri, o Apple Watch também tem recurso para escrever mensagens ditadas pelo usuário. Segundo o CEO da Apple, Tim Cook, os aplicativos para o aparelho estarão na AppStore junto com guias de uso. Ele também realiza chamadas através de um microfone interno.
Aparelho tem tela sensível ao toque. (Divulgação).
Recarga
O aparelho aguentará 18 horas de uso, o que dá mais ou menos um dia útil na vida do usuário. A recarga será sem fios, como acontece com o rival Moto 360. Falando nele, o relógio da Motorola possui autonomia de 1,5 a 2 dias, o que gerou críticas à Apple pela baixa capacidade do Apple Watch.
Bateria aguenta 18 horas. (Divulgação).
Preços
O Apple Watch com pulseira de aço inoxidável custará entre 549 dólares e 1.049 dólares na opção de 38 mm. Já a versão de 42 mm ficará entre 599 dólares 1.099 dólares. A opção Sport de 38mm ficará por US$ 349 e a 42mm por US$ 399. A mudança de preço varia de acordo com a pulseira escolhida. Há ainda uma versão de ouro que sai por incríveis 10 mil dólares.
O relógio começa a ser vendido no dia 24 de abril em diversos países.
A força da Apple
Analistas acreditam que o lançamento do Apple Watch vai trazer uma "legitimidade" a esse tipo de produto que ninguém conseguiu dar até agora. Segundo o analista da Forrester Research, James McQuivery, o setor ainda não está totalmente desenvolvido e a chegada da Apple trará popularidade.
O mais popular relógio inteligentem, o Peeble, vendeu um milhão de unidades em dois anos. Já todas as companhias que usam a versão Android para computação vestível, como Samsung, Motorola e LG, venderam apenas 700 mil. A previsão dos analistas para o Apple Watch é de 10 a 20 milhões nos primeiros dois anos.