Startup Demo Day apresenta ao mercado soluções criadas por alunos da UFPE

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/02/2015 às 9:55

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

O Centro de Informática (CIn) da UFPE e o SoftexRecife apresentam nesta sexta (27) mais uma edição do Startup DEMO Day. No evento projetos feitos por alunos da universidade são apresentados ao mercado. Participam os departamentos de Informática, Design e Psicologia participantes da disciplina “Projetão”.

Durante todo o dia, serão realizadas atividades no auditório do Porto Digital, no Bairro do Recife. Haverá mostra de soluções, Pitchs, palestras com André Ferraz (ex-aluno da disciplina e atual CEO da In Loco Media) e Vitor Andrade (ex-aluno da UFPE e atual gerente de operações do programa Startup Brasil). Além disso, o evento contará com uma mesa redonda sobre a aproximação entre a academia e o mercado como ponte para o desenvolvimento do empreendedorismo de impacto.

"Muitas ideias gestadas na universidade acabam morrendo, antes de chegar ao mercado. O Demo Day é uma oportunidade de transformar essas iniciativas em inovação, de concretizar as boas ideias no mundo nos negócios. Queremos dar mais um passo para aproximar a academia e o mercado, pois sabemos que esse é o melhor caminho para o setor de TI", afirma o diretor Executivo do SoftexRecife, Eduardo Paiva.

Veja mais sobre as empresas:

NEWCOMERS - Numa viagem, o aplicativo Newcomers é um novo meio de encontrar programas divertidos que estejam acontecendo próximo ao local em que o turista se encontre. Apenas escolhendo o tipo de programação que procura, é possível achar dicas do que fazer na cidade que está visitando e tirar dúvidas com quem mais sabe sobre local: os próprios moradores.

CONTE – O Conte é um aplicativo criado para ajudar crianças autistas, seus pais e terapeutas em situações inesperadas do seu dia-a-dia. Com ele, é possível criar e compartilhar histórias sociais, isto é, um conjunto de imagens contando o que vai acontecer em um futuro próximo, sendo esta uma explicação essencial para autistas, visto que costumam sentir dificuldade em entender e aceitar novas situações em sua rotina.

INFILA – O Infila visa diminuir o tempo de espera em consultórios médicos. Através de um aplicativo mobile, os pacientes poderão visualizar quanto tempo falta para serem atendidos, ver a posição em que eles se encontram na fila, efetuar o desmarque de uma consulta e muito mais. Além disso, a recepcionista possui uma versão web da plataforma e faz o gerenciamento da fila.

ARTCASE – O Artcase é um aplicativo que conecta artesãos e compradores em uma rede criativa e intuitiva, otimizando o tempo do vendedor e possibilitando aos usuários uma exposição diversificada de produtos feitos à mão, com carinho e capricho.

CYCLE VIEW - O Cycleview é um dispositivo gerenciado por um aplicativo que visa dar mais segurança ao ciclista no trânsito. Através de uma câmera traseira e alertas sonoros, o ciclista toma conhecimento sobre tudo o que acontece no seu entorno. Existem, ainda, os LEDs que, atrelados ao sensor de distância, mudam de intensidade, enviando alertas aos demais transeuntes e automóveis, tudo isso por um preço razoável e com a praticidade do seu smartphone.

demoday