Antes do Photoshop: Manipulações de fotos tem mais de 150 anos de história

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/02/2015 às 9:46

Foto: Fora de proporção: manipulações serviram inicialmente para divertir (Foto: Divulgação/ Metropolitan Museum of Art /  1914.

O Photoshop completou 25 anos na última quinta (20). Mas a manipulação de fotografias é feita pela humanidade há pelo menos 150 anos. As primeiras fotografias tratadas artificialmente durante ou depois do registro datam de 1840. A curadora e pesquisadora Mia Fineman reuniu uma série dessas fotografias no livro "Faking It: Manipulated Photography Before Photoshop", onde traz trabalhos expostos no Metropolitan Museum Of Art.

Fineman mostrou que a manipulação das imagens está intrinsecamente ligado ao surgimento da própria fotografia. Ou seja, as bizarras alterações feitas no Photoshop não são parte de um fenômeno moderno como muita gente pode achar. Segundo seu livro, as primeiras alterações tinham o propósito de entreter através da alteração exagerada da realidade. Era como uma ilusão: cabeças rolando, falta de proporção em objetos e pessoas, etc. Em seguida, as alterações passaram a servir a diversos propósitos, como é hoje.

Nos anos 1920, a manipulação serviu aos movimentos artísticos como o surrealismo e o construtivismo. Já na política foi usada por Stalin, na Rússia, como forma de alterar registros históricos. Veja algumas das manipulações mais conhecidas, exibidas no MoMa, em Nova York.

Foto: Cabeça solta (Foto: "Man Juggling His Own Head" (Artista francês desconhecido, publicado por Allain de Torbéchet et Cie. ca. 1880)

Foto: Uma das técnicas usadas era a sobreposição de negativos. (Foto: "The Vision" (Orpheus Scene), de F. Holland Day. 1907 / Metropolitan Museum of Art).

Foto: Foto: "Homem no telhado com formação de 11 homens em seus ombros". c. 1930 (Metropolitan Museum Of Art)