Internautas no Carnaval: 25% dos comentários foram sobre coberturas na TV

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/02/2015 às 15:14

Nas redes sociais, TV e Carnaval andam bem juntos. (Divulgação). Nas redes sociais, TV e Carnaval andam bem juntos. (Divulgação).

Uma pesquisa realizada durante o Carnaval mostrou que os comentários dos internautas durante a festa teve a ver com a cobertura das principais festas em centros tradicionais como Olinda, Rio de Janeiro e Salvador.

LEIA MAIS

Facebook tem recorde de interações

Realizado pela Seekr e Grupo CDI, o levantamento "Foliões Digitais" analisou mais de 100 mil menções no Twitter e Facebook relacionadas ao Carnaval. Das 103.844 menções encontradas relacionadas à festa mais popular do Brasil, cerca de 25% dos comentários dos internautas foram sobre os desfiles e as festas realizados nos quatro maiores centros de folia no Brasil e que tiveram intensa cobertura pela TV aberta. São eles: São Paulo (39,5%), Rio de Janeiro (34,8%), Salvador (23,5%) e Olinda (2,2%).

O levantamento mostra que cerca de 14% citaram diretamente hashtags das três principais emissoras de TV aberta que fizeram a cobertura da folia (Rede Globo, SBT e Band). A Band com a transmissão do Band Folia liderou o ranking, com 8.439 menções (52.8%), seguida pelo SBT, com 3.479 citações (31,6%) e ,em último lugar, a Rede Globo (15,6%) com a transmissão dos desfiles das escolas de samba de São Paulo (sexta-feira e sábado) e Rio de Janeiro (domingo e segunda). Cerca de 10% do total de menções avaliadas mencionaram escolas de samba do grupo especial de São Paulo e do Rio de Janeiro.

As três escolas de samba cariocas mais citadas pelos foliões da segunda tela foram a Portela (29,8%), seguida pela campeã do Carnaval 2015, a Beija Flor, com (16,7%), e a vice-campeã Salgueiro (14,8%). Já no grupo especial de São Paulo, o resultado foi curioso: a Mancha Verde, rebaixada para o Grupo de Acesso, foi a mais citada pelos internautas, com 23,8% de menções. A Vai-Vai, vencedora do Carnaval 2015, foi mencionada por 13,8% dos internautas e a Mocidade Alegre, vice-campeã, ficou com 12,1%.

A pesquisa mostra ainda que as mulheres lideraram os comentários nas redes sociais com uma pequena vantagem sobre os homens: 51,5% contra 48,5%. Cerca de 79,4% dos internautas fizeram seus comentários pelo Twitter e 20,6% pelo Facebook.

"A pesquisa mostra que a televisão ainda é um forte impulsionador de interações nas redes sociais e que o investimento das emissoras em estratégias de engajamento durante as transmissões pode gerar resultados positivos em termos de visibilidade", avalia Eduardo Prange, CBO da Seekr.

A pesquisa foi realizada entre sexta-feira (13/2) e a noite de terça-feira (17/).

Foto: NE10/Carnaval. Foto: NE10/Carnaval.