Campus Party SP terá Miguel Nicolelis, Beakman e foco empreendedor

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 02/02/2015 às 9:55

Foto: AFP. Foto: AFP.

A oitava edição da Campus Party começa nesta terça (3), em São Paulo com expectativa de receber 8 mil visitantes. Como vem acontecendo nos últimos anos, o evento se tornou um dos maiores eventos voltados para a cultura do empreendedorismo no Brasil. Startups, inovação, investimentos e boas ideias para diversas cadeias produtivas como educação, energia e games serão discutidas nos seis dias de festival.

O MundoBit vai cobrir o Campus Party SP a partir desta terça!

A ideia deste ano é que os campuseiros se convertam em empreendedores. Por isso será apresentado o programa Startup 360, onde o empreendedorismo digital será aplicado em todas as zonas temáticas do evento, como inovação, criatividade, entretenimento e ciência. Ainda estarão presentes desafios, hackathons e maratonas de negócios já conhecidos de quem acompanha o evento.

Destaques

O diretor de Parcerias Estratégicas no Facebook, Ime Archibong, confirmou sua participação como palestrante de abertura da oitava edição da Campus Party Brasil. Sua conferência acontece no dia 3 de fevereiro, às 21 horas. “É a primeira vez que a Campus Party Brasil terá uma conferência de abertura. Tivemos essa experiência na edição realizada ano passado, em Recife, e foi muito bem aceita pelos campuseiros e público em geral, além do que é uma honra termos um grande nome do Facebook como parceiros nessa atividade”, afirma Tassia Skolaude, diretora de marketing da Campus Party.

Os outros palestrantes magistrais da Campus também trazem um foco na atitude empreededora, como Shubham Banerjee, criador da impressora Braile e Leo Burd, pesquisador do MIT Media Lab, um dos espaços mais criativos voltados para assuntos de mídia e comunicação.

Nicolelis será um dos palestrantes magistrais da Campus. (Foto: EBC). Nicolelis será um dos palestrantes magistrais da Campus. (Foto: EBC).

Nicoleles, Beakman: da Terra à Lua

O evento este ano homenageia os 150 anos da publicação do livro de Julio Verne, Da Terra à Lua. Por isso, diversas atividades procuram relacionar o tema das descobertas da ciência às inovações imaginadas para o futuro.

Um dos maiores destaques será a presença do neurocientista brasileiro Miguel Nicoleles, um dos mais respeitados do mundo e responsável pelo desenvolvimento de um exoesqueleto que pretende melhorar a qualidade de vida dos tetraplégicos.

A Campus traz ainda Dr. John Cioffi, conhecido como o pai do DSL, a tecnologia que revolucionou a banda larga. No campo das inovações aeroespaciais, o evento traz Matthew F. Reyes, CEO da Exploration Solutions e estrategista de tecnologia emergente do centro de Pesquisa Chief Technologist da Nasa. Ele trabalha no desenvolvimento de satélite e iniciativas avançadas para melhorar o programa espacial.

Já o artista e cineasta Paul Zaloon (de “O Mundo de Beakman”) vai reativar a memória afetiva de muita gente. Ele foi responsável por popularizar temas científicos na TV aberta com seu programa exibido no Brasil pela TV Cultura nos anos 1990.

As moradias dos colonos: criador da Mars One estará na Campus (Divulgação). As moradias dos colonos: criador da Mars One estará na Campus (Divulgação).

Sonhos de Marte

Bas Lansdorp tem um sonho tido como impossível por muitos e visto com descrença por parte da comunidade científica: colonizar Marte. Ele vem à Campus para falar do seu projeto Mars One, que pretende levar pessoas para morar no Planeta Vermelho em uma passagem só de ida.

A Campus Party acontece na Expo São Paulo (Imigrantes).