Música e tecnologia em destaque no Recife Summer School

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/01/2015 às 15:23

Curso vai ensinar a construir instrumentos com arduíno. (Reprodução/arduino.blog.cc). Curso vai ensinar a construir instrumentos com arduíno. (Reprodução/arduino.blog.cc).

O Recife Summer School, evento do Porto Digital que promove cursos e oficinas no período de férias, dá destaque ao ensino de música aliado à tecnologia.

Estudantes que fazem parte do grupo de pesquisa MusTIC, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, orientados pelo professor Geber Ramalho realizam diversas atividades dentro do RSS deste ano. Um dos cursos tem como tema a criação de Instrumentos Musicais Digitais. Ele terá como instrutor o aluno Filipe Calegario e acontecerá no dia 26 de janeiro, das 18h às 21h, na sala de Treinamento do Portomídia. Mais informações através do site.

Outro curso será para a Prototipação de Instrumentos Musicais com Arduino e Pure Data. O aluno João Nogueira Tragtenberg será o instrutor da aula, que ocorrerá no dia 27 de janeiro, a partir das 18h, também na sala de Treinamento do Portomídia. Mais aqui.

Também haverá um curso que abordará o universo dos sensores de baixo custo, dos microcontroladores e das metodologias de desenvolvimento de artefatos tecnológicos. Será dado pelos alunos Kassio Almeida e Sofia Galvão, no dia 29 de janeiro, a partir das 18h, na sala de Treinamento do Portomídia.

O MusTIC é um grupo de pesquisa e inovação em Música, Tecnologia, Interatividade e Criatividade, nascido no CIn/ UFPE em meados de 2011. A ideia é transgredir os meios de se expressar musicalmente na comunidade pernambucana com novas tecnologias, como sensores que convertem movimento corporal em som. Saiba mais sobre o Recife Summer School.