Tido como uma das novidades tecnológicas mais importantes dos últimos anos, os óculos de realidade aumentada do Google deixarão de ser vendidos. A empresa espera promover uma "reestruturação" do produto antes de oferecê-lo ao mercado.
Segundo um anúncio feito nessa quinta (15), o Google Glass como o conhecemos hoje será descontinuado e o programa Google Glass Explorer, onde um seleto grupo de pessoas fazem testes do aparelho, será fechado. No entanto, o engenheiro Ivy Ross seguirá à frente do desenvolvimento dos óculos.
A ideia é que o Google Glass ganhe uma reformulação mais voltada para o consumidor final. Esse "passo atrás" deve determinar a sobrevivência do projeto, que foi bastante comentado no ano passado.
Testes iniciais destacavam as incríveis oportunidades do aparelho no que diz respeito às interações online e mobilidade. No entanto, muitos reclamavam da "estranheza" causada pelo uso do produto nas ruas e também pelas questões de privacidade suscitadas pelo produto.
Como lembrou o Buzzfeed, as lições do Google para esse desastroso início de projeto podem garantir um produto incrível no futuro. "Selecionando um grupo de 'embaixadores' da marca, o Google alienou o grande público e criou um produto que se tornou simples de odiar, um saco de pancadas, aumentando o estigma que começa por você colocar um computador na sua cara", disse o jornalista Brendan Klinkenberg.
A chegada do Google Glass no ano passado inspirou até mesmo startups, que agora terão que repensar suas estratégias. Aqui no Recife, a Voxar Labs desenvolve pesquisas de tecnologias vestíveis baseadas no Glass. Já jovens empresas criam soluções para tecnologias baseadas no aparelho.
A chegada às lojas era dada como certa para algum momento de 2015. Agora, não há mais prazo. No entanto, [e difícil acreditar que o Google desista de vez de seus óculos do futuro. Resta saber se finalmente estaremos preparados para quando esse futuro chegar.