Netflix vai bloquear usuários que burlam acesso para acessar títulos de outros países

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/01/2015 às 8:51

Foto: Reprodução/tech.thaivisa.com. Foto: Reprodução/tech.thaivisa.com.

Eis uma notícia que permeia os pesadelos dos usuários do Netflix: receber um "block" do serviço de streaming. A empresa passou a banir usuários que utilizem códigos e ferramentas para acessar títulos com restrições geográficas.

As mudanças afetam usuários em todo o mundo. De acordo com o Netflix, filmes e séries são exibidos de acordo com licenças que variam em cada país. Ou seja: a lista de conteúdo disponível no Brasil é diferente dos EUA, da Inglaterra e assim por diante.

No entanto, usuários usam o VPN, que altera o endereço de IP do computador ou dispositivo, o que permite acessar bibliotecas do Netflix em outros países. Agora, o macete chegou ao fim. Segundo o site TorrentFreak, esse tipo de atitude está incomodando estúdios e empresas de entretenimento, que possuem os direitos de exibição dos títulos. Burlar o acesso através de VPN é também uma forma de pirataria. Agora, a Netflix usará meios para deixar claro que consegue identificar quem faz isso.

Na semana passada, o Netflix passou a bloquear usuários que utilizam VPN através do aplicativo Android. Ainda não é algo massivo, mas alguns usuários que utilizaram VPN vêm relatando bloqueios em suas contas.