Estudantes do IFPE vencem concurso de astronomia

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 28/12/2014 às 10:30

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Após vencerem um concurso promovido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) irão conhecer as instalações do Telescópio SOAR, nos Andes Chilenos.

Maria Inês Arruda Gonçalves e Matheus Valença Correia juntamente com o professor Guilherme Pereira da Silva, optaram por observar a Galáxia NGC 1300. Maria e Matheus cursam, respectivamente, o 3º e 4º anos. O Telescópio tem um espelho de 4,2 metros de diâmetro e pertence a um consórcio internacional entre Brasil, Chile e Estados Unidos. Ele está instalado na montanha Cerro Pachón, 2.700 metros acima do nível do mar.

Os três foram vencedores do concurso "Escolha um objeto Astronômico para ser observado com o Telescópio SOAR", destinado a estudantes que estejam entre 6º ano do ensino fundamental e o último ano do ensino médio. Para isto, os jovens deveriam indicar um objeto do universo para ser fotografado digitalmente e justificar a opção com base no interesse científico.

Os alunos interessados em participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) devem se inscrever a partir de janeiro de 2015. A prova acontece no dia 15 de maio de 2015.