Unidades do Porto Digital serão lançadas em Caruaru e Petrolina ainda neste ano

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 19/12/2014 às 16:39

portodigital

Anunciadas em maio pelo governador João Lyra, cidades do Agreste e do Sertão de Pernambuco vão receber unidades avançadas do Porto Digital em breve. A primeira unidade será lançada no Polo Comercial de Caruaru no próximo dia 26, no Agreste. Já no dia 29, será a vez do Centro de Convenções, em Petrolina, no Sertão.

Buscando reforçar a capacidade tecnológica do interior do Estado, os dois complexos tecnológicos serão financiados pelo Governo e darão suporte à inovação e ao empreendedorismo, integrados com as instâncias de ensino, ciência e tecnologia. De acordo com a superintendente de empreendedorismo do Porto Digital, Ana Roberta, este é um projeto antigo do Porto Digital.

"Para o local absorver um empreendimento de inovação, é preciso que ele tenha três elementos, que são políticas públicas fortes, mercado e uma academia forte. As duas cidades escolhidas apresentam estas características", afirmou. Segundo ela, os "Armazéns de Criatividade", como serão chamadas as unidades, irão integrar seis eixos: Empreendedorismo, Experimentação, Exibição, Educação, Coworking e Crédito.

Em Caruaru, o foco do empreendimento será nos setores de moda e confecções. Já em Petrolina, os Armazéns da Criatividade vão centrar suas atividades nas áreas de música e games. "Teremos cursos de Java e Oracle, laboratórios de fotografia, filmes, pré-mix e prototipagem em 3D. Além disso, as unidades terão núcleos de exibição de filmes além de muitos outros equipamentos", acrescenta Ana Roberta. Ela destaca que os complexos terão a estrutura parecida com a do Porto Mídia e do Jump, em Recife.

A unidade do Armazém da Criatividade no Agreste ficará instalada no Polo Comercial, na BR 104, no quilômetro 62, em Nova Caruaru. Já o de Petrolina funcionará no prédio do Centro de Convenções, na avenida Presidente Tancredo Neves, s/n, no Centro.