TEDx Recife 2014 dá ênfase às revoluções silenciosas no Dona Lindu

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 16/12/2014 às 18:43

(Foto: Mayra Cavalcanti/NE10) (Foto: Mayra Cavalcanti/NE10)

O sucesso de grandes ideias é precedido de uma revolução que acontece no próprio indivíduo, que tem sua maneira de ver a vida transformada e, a partir daí, dá início a um projeto. Foi pensando nisto que o TEDx Recife 2014 veio com o tema "Revoluções silenciosas", lotando o teatro Luiz Mendonça, no parque Dona Lindu, na tarde desta terça.

Nesta edição, o público acompanhou palestras de pessoas do Nordeste que, a partir de seus projetos, têm mudado a realidade de onde vivem. "Queríamos tirar o foco das revoluções de massa e colocá-lo no indivíduo, naquela revolução interna que acontece dentro de cada pessoa. E a partir deste ímpeto, elas levam a ideia à frente e convencem outras pessoas para que, desta forma, aquela ideia se torne um grande projeto", explica o organizador do TEDx Recife, Alfredo Júnior.

Este ano, os participantes puderam acompanhar talks sobre vários assuntos, como literatura, sustentabilidade, espiritualidade, esperança, superação, política, mobilidade, educação, arte, empreendedorismo feminino e medicina. As falas seguiram o formato mundial do projeto, não durando mais que 18 minutos. "O motivo para isto é que é comprovado cientificamente que este é o tempo máximo que a mente humana consegue se concentrar em um determinado assunto", declara Alfredo.

Uma das pessoas a compartilhar a sua experiência de revolução silenciosa foi Clarice Freire, publicitária, escritora e criadora do Pó de Lua, blog parceiro do Portal NE10. A escritora falou da sua necessidade inicial de escrever e de como aquilo foi mudando sua forma de ver o mundo, as pessoas e a própria literatura. "Eu precisava escrever e ver a vida com mais delicadeza, porque ela já é tão dura... A arte é uma forma de denunciar essa dureza, mas também de enxergar a vida de uma maneira mais bonita", afirmou.

Clarice Freire, autora do Pó de Lua, foi uma das palestrantes do TEDx Recife 2014 (Foto: Mayra Cavalcanti/NE10) Clarice Freire, autora do Pó de Lua, foi uma das palestrantes do TEDx Recife 2014 (Foto: Mayra Cavalcanti/NE10)

Clarice também contou sua trajetória desde o início - quando escondia seus escritos de todos - e de como a sua obra foi se desenvolvendo nas redes sociais, até chegar ao momento de escrever o livro Pó de Lua. "A transformação da literatura é silenciosa, porque a gente lê em silêncio", completou.

Além da escritora, outras dez pessoas que também passaram por revoluções silenciosas também participaram do evento, lista que é possível consultar no site oficial do TEDx Recife. O funcionário público Diogo Neto, de 32 anos, foi de Escada, na zona da Mata, para o parque Dona Lindu acompanhar o evento.

"As ideias de empreendedorismo social me interessam muito. Achei as atrações muito interessantes, quero levar um pouco do que aprender aqui para o município onde vivo e tentar contribuir com minha cidade, assim como os palestrantes contribuem com o Recife e com o mundo", disse.

Após o fim do TEDx Recife, os talks ficam disponíveis para que as pessoas tenham acesso gratuito aos vídeos. Eles podem ser encontrados no site oficial do evento e no próprio YouTube.