Operadoras negam que Brasil tem tarifas de telefonia entre as mais caras do mundo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/11/2014 às 10:14

Sindicato das teles contestam parâmetros usados. (Foto: Wikimedia Commons.) Sindicato das teles contestam parâmetros usados. (Foto: Wikimedia Commons.)

Após o mais recente relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT) voltar a classificar o Brasil como um dos países com o maior custo do minuto das ligações de celulares, o SindiTelebrasil – que representa as empresas que prestam o serviço do País – argumentou novamente que a instituição utiliza dados defasados ou descolados da realidade brasileira para chegar a essa conclusão.

O sindicato das empresas já havia apresentado no começo de outubro um estudo da consultoria Teleco que tentar desconstruir os parâmetros utilizados pelo organismo internacional. Para as operadoras, o minuto do celular pré-pago no Brasil é o quarto mais barato do mundo, enquanto para a UIT o Brasil tem o 58º serviço mais caro do mundo, em uma comparação com 166 países.

Segundo o SindiTelebrasil, a UIT considera em seu documento uma espécie de 'preço-teto', homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas que não é praticado no País.

"O preço médio do minuto do celular no Brasil é de cerca de US$ 0,07, o que representa 13% do preço apontado pelo levantamento da União Internacional de Telecomunicações (UIT), divulgado hoje", repetiu o sindicato, por meio de nota. "No Brasil, temos 278 milhões de clientes e uma infinidade de planos que faz com que o preço real do minuto de ligação seja bem mais barato do que foi apontado pela UIT", completou a entidade. [Da Agência Estado]