Camarões azuis que expelem bactérias pode ser pista para vida alienígena

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/11/2014 às 10:58

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Ifrh9FZUSdE

Camarões azuis que expelem bactérias a 2.300 metros de profundidade no mar do Caribe (ao sul das ilhas Cayman) podem guardar pistas sobre vida alienígena, segundo pesquisam cientistas norte-americanos da Nasa. Eles tentam relacionar esse cenário (próximo às ilhas Cayman) a como poderia ser a vida na lua congelada de Júpiter (Europa), que tem um oceano subterrâneo. "Por dois terços da história da Terra, a vida existe apenas como a vida microbiana. Na Europa, a melhor chance para a vida seria microbiana", disse o cientista Max Coleman.

Os camarões da espécie Rimicaris hybisiae vivem próximos a fontes termais que chegam a 400°C, mas a água gelada do oceano permite a sobrevivência da espécie. De acordo com o pesquisador, o objetivo geral da pesquisa é ver o quanto a vida ou a biomassa pode ser suportada pela energia química. "É um sistema simbiótico notável", disse Coleman. Para outra pesquisadora, Emma Versteegh, é possível relacionar o ecossistema com a lua Europa. "Se um animal como este poderia existir na (lua) Europa, depende muito da quantidade real de energia que é lançado lá, através de fontes hidrotermais", disse.

O grupo recebeu financiamento para expedições de coleta de camarão da NASA através de um projeto chamado "Oásis para a vida". "Esse nome é especialmente adequada para essa investigação. De repente, temos essas fontes hidrotermais e um ecossistema enorme. É só literalmente repleto de vida". [Do Portal EBC]

Foto: Divulgação. O objetivo geral da pesquisa é ver o quanto a vida ou a biomassa pode ser suportada pela energia química. (Foto: Divulgação).