Hackear a água pode ser saída para crise hídrica no Brasil, diz pesquisador

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/10/2014 às 15:03

Foto: FreeImages/Reprodução. Foto: FreeImages/Reprodução.

"A crise hídrica vivenciada pelo Brasil deve ser tratada de maneira interdisciplinar". Isso foi o que destacou Nei Marcos Grimaldi, pesquisador e doutor em Química – durante a palestra "Hackeando as águas" ministrada nesta quarta-feira (15) durante a Latinoware 2014. Na apresentação, ele traçou um panorama sobre a situação das águas no País e trouxe exemplos de como a comunidade do software livre pode se envolver e trazer contribuições relacionadas ao tema.

"Quando se fala de água, é um assunto que desperta insegurança em muitas pessoas. Muitos dos profissionais das áreas de software e hardware estão fora do tema e acompanham a situação apenas pela mídia. Entretanto estes profissionais têm nas mãos um conhecimento muito importante e que pode ser agregado", lembrou.

Foto: Osnei Réstio/Divulgação. Foto: Osnei Réstio/Divulgação.

Na palestra, Grimaldi citou exemplos de experimentos de automação na área agrícolas, como no caso de atividades relacionadas ao uso mais eficiente da água na irrigação, e no monitoramento da qualidade da água, além de como as ferramentas "open source" podem se integrar em uma rede de conhecimentos para que as corporações e os indivíduos possam otimizar o uso dos recursos hídricos.

O pesquisador é criador e mantenedor do site www.c2o.pro.br (Água – Um olhar integrado), onde compartilha suas experiências com o uso de software livre e hardware livre (Arduino) na automação em Laboratórios de Águas. [LatinoWare]

Crise da água foi discutido do ponto de vista da tecnologia. (Divulgação). Crise da água foi discutido do ponto de vista da tecnologia. (Divulgação).