Estação Espacial receberá primeira cosmonauta mulher na história

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 10/09/2014 às 12:21

Elena Sorova (Foto: Nasa/Divulgação). Elena Sorova faz parte do seleto grupo de mulheres que foram ao espaço. (Foto: Nasa/Divulgação).

Elena Serova é a primeira mulher cosmonauta a ir a uma missão espacial na Estação Espacial Internacional. Ela fará parte de uma tripulação ao lado de outros dois colegas até a ISS, com lançamento previsto para o dia 25 deste mês.

Cosmonautas é como são chamados os astronautas na Rússia.

Serova, 38 anos, será a primeira mulher a participar de uma viagem espacial do programa espacial russo em 17 anos desde que Yelena Kondakova fez parte da missão STS-84 em maio de 1997. "Quero cumprir minha tarefa muito bem", disse em um comunicado traduzido pelo site Discovery.com.

Apesar da pouca quantidade de mulheres em missões espaciais, a Rússia entrou para a história por ser o primeiro país a enviar alguém do sexo feminino ao espaço. Foi Valentina Tereshkova, em 1963, durante um voo de três dias em órbita da Terra.

Valentina foi pioneira ao ir em uma missão nos anos 1960. (Divulgação/Roscosmos/Arquivos). Valentina foi pioneira ao ir em uma missão nos anos 1960. (Divulgação/Roscosmos/Arquivos).

Em 1982 e 1984, Svetlana Savitskaya foi a segunda soviética a ir ao espaço em duas missões na estação espacial Salyut 7. Os EUA só enviariam sua primeira astronauta em 1983 quando Sally Ride fez seu voo para a estação espacial Mir. Ela retornaria ao espaço no ônibus espacial em 1997.

Serova lembrou do pioneirismo de sua compatriota em uma época de poucas oportunidades para mulheres em todo o mundo. "As portas do espaço foram abertas para as mulheres por Valentina". [Via Nasa e Discovery]

https://www.youtube.com/watch?v=Y2k9s-NbNaA