19 milhões de brasileiros têm TV paga no Brasil

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 02/09/2014 às 7:15

Foto: Reprodução/HomeTheater/UOL. Foto: Reprodução/HomeTheater/UOL.

O Brasil terminou o mês de julho com 19,088 milhões de acessos de TV paga, informou nesta segunda-feira, 01, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

No mês, 29,18 de cada cem domicílios tinham o serviço. Para a realização desse cálculo de densidade, a Anatel considera dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A mais elevada densidade foi registrada em julho no Distrito Federal, onde uma base de 495.895 assinantes resultou em um índice de 55,72 acessos para cada cem domicílios.

No último levantamento em junho, o número foi de 18,8 milhões. Entre 2006 e 2013, o número de assinantes avançou em média 17% ao ano.

O Estado de São Paulo terminou o período com a maior quantidade de assinantes - 7.315.035 -, resultando em densidade de 49,82 acessos para cada cem domicílios. A densidade mais baixa foi registrada no Piauí, Estado com 74.728 assinantes da TV paga, o que representou 7,95 acessos a cada cem domicílios.

Por tipo de tecnologia, a liderança em julho foi obtida pelo Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite (DTH), com 11.788.409 assinantes, ou seja, 61,76% de participação. Em segundo lugar ficou o Serviço de TV a Cabo (TVC), com 7.216.833 assinantes, representando 37,81% do mercado.

Na divisão por grupo econômico, a liderança ficou com a Telmex (Claro/Embratel/NET), com base de 10.177.145 assinantes, resultando em fatia de 53,32% do mercado. Em segundo lugar ficou Sky/DirecTV, com 5.616.642 acessos, ou 29,42% de mercado. A Oi ficou na terceira posição, com 918.395 assinantes, ou seja, 4,81% de participação. [Do EstadãoConteúdo]