Pernambuco será representada na RoboCup pela equipe Positronics

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 19/07/2014 às 16:30

(Foto: Divulgação) Esta será a quarta edição da RoboCup de que participará a equipe do Colégio Santa Emília. (Foto: Divulgação)

Julho é realmente o mês da tecnologia para os estados do Nordeste. Se o Recife terá mais uma edição da Campus Party, a partir do próximo dia 23, em João Pessoa, na Paraíba, tem início neste sábado, pela primeira vez no Brasil, um dos maiores eventos de robótica do mundo, a RoboCup 2014.

Nesta edição da RoboCup, uma competição mundial de futebol de robôs humanoides, Pernambuco será representado em quatro categorias, na RoboCup Júnior, com a equipe Positronics, do Colégio Santa Emília. Este é o quarto ano em que a equipe participa do mundial.

De acordo com o orientador Paulo Marcelo, os alunos vêm se preparando há vários meses e, inclusive em julho, nas férias escolares, eles continuam trabalhando. As categorias serão o Rescue A, Dance Secondary, Soccer Fundamental e Soccer Open. Nas três últimas categorias, as equipes são mistas com estudantes da Comphaus, de São Paulo.

(Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

Na Rescue A, as equipes devem projetar, programar e construir os robôs para que eles possam passar por uma situação de risco, resgatar uma "vítima" e levá-la para um lugar seguro. Já a Dance Secondary, o estudante aprende uma mistura de arte e robótica. "Nós vamos levar para a competição o carnaval de Olinda. Os robôs vão dançar o hino do elefante e vamos levar a cultura do nosso estado", explicou Paulo.

As duas categorias Soccer representam uma competição de futebol de robôs. A Positronics é composta por nove estudantes, entre 9 e 19 anos, e dois professores orientadores. A equipe já participou das RoboCups da Turquia, do México e da Holanda, no ano passado.

"Nós estamos trabalhando há meses para que possamos fazer um bom trabalho na competição e representar bem o Brasil e Pernambuco", acrescentou o professor. O aluno do 7º ano, Pedro Henrique da Silva, de 12 anos, integra a Positronics na categoria Soccer, escolhida por ele. "Ano passado eu participei do Nacional de robôs e gostei muito, foi bom para ganhar experiência. Eu espero que a gente possa ganhar em alguma das categorias na RoboCup", declara.

Já para a estudante Kelly Bezerra, de 16 anos, que participa na categoria Dance, a melhor parte é poder representar a cultura pernambucana em um evento mundial. "Ano passado participei na categoria Soccer e foi muito legal. Agora que o mundial é aqui no Brasil, vai ser bom fazer parte dessa categoria que envolve mecânica, arte e programação", destacou.

O evento acontece de 19 a 25 de julho, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, com participantes de mais de 15 países, que trarão ao país robôs dotados de inteligência artificial. Um dos objetivos dos organizadores, no longo prazo, é formar em 2050 um time de futebol composto por robôs humanoides e totalmente autônomos que jogue com a equipe humana campeã da Copa do Mundo – e vença. Mais informações sobre a Robocup aqui.