Amazon lança serviço de armazenamento online

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 11/07/2014 às 8:51

(Foto: Reprodução) O Zocalo vai concorrer com programas como o GoogleDocs e o DropBox. (Foto: Reprodução)

A Amazon lançou nessa quinta um serviço on-line de gerenciamento, armazenamento e compartilhamento de arquivos para competir com empresas como o Dropbox e Huddle, além dos serviços OneDrive, da Microsoft e o Google Docs, do Google.

O Zocalo foi anunciado como um lugar seguro e bem administrado para armazenar e compartilhar documentos, planilhas, apresentações, páginas Web e outras ferramentas digitais tipicamente usadas para organizar o trabalho. A companhia vai agregar Zocalo ao menu da Amazon Web Services (AWS).

"Os clientes nos disseram que estão cansados dos custos, da complexidade e do rendimento de seus velhos documentos empresariais e das ferramentas para ajudá-los a gerenciar esse conteúdo", disse o gerente-geral do Zocalo, Noah Eisner, em comunicado.

Eisner ressalta que "eram cada vez maiores os pedidos para que a Amazon fornecesse uma ferramenta de armazenamento empresarial e para compartilhamento que fosse fácil de usar, que permitisse aos usuários colaborar rapidamente com os demais e que satisfizesse as necessidades de segurança de suas organizações".

Segundo a Amazon, o Zocalo foi projetado para funcionar com uma gama de dispositivos móveis que inclui laptops e tablets da Apple ou que funcionem com a plataforma Android.

O serviço custa US$ 5 mensais por usuário, dando direito a 200 GB de armazenamento online. Para os clientes que já utilizam o Amazon Workspaces, podem obter 50 GB gratuitos para o Zocalo ou pagar apenas US$ 2 por mês, por 200GB de armazenamento. [Via AFP, Canaltech]