Mundial no Brasil: a Copa dos virais, memes e interações nas redes sociais

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 06/07/2014 às 16:00

(Foto: AFP) A Copa do Mundo no Brasil bateu recordes de interação no Facebook e também fez sucesso no Twitter e Whatsapp. (Foto: AFP)

Desde antes do seu início, a Copa do Mundo no Brasil já gerava grande repercussão nas redes sociais. Se antes do mundial o que reinavam eram postagens de pessoas descontentes e protestos, ao longo da Copa o que aflorou foi a criatividade do brasileiro.

E ninguém foi poupado. Desde a presidenta Dilma Rousseff, até o jogador Ronaldo Fenômeno, Luis Suárez, da seleção do Uruguai e até a atriz Bruna Marquezine, namorada do jogador Neymar, foram alvos das brincadeiras engraçadinhas dos internautas.

Apenas após a primeira fase do mundial, o Facebook divulgou que a Copa no Brasil bateu os recordes de interações na rede social, ultrapassando 1 bilhão, entre publicações, comentários e conteúdos compartilhados.

Isso mostra que realmente esta foi a Copa da internet. E não é apenas nas redes sociais que o mundial fez sucesso. Em aplicativos de troca de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, por exemplo, também é comum que muitos compartilhem imagens que remetam ao evento futebolístico.

Leia mais: Copa do Mundo no Brasil bate recorde de interações no Facebook.

Gráfico do Facebook mostra afluxo de turistas na Copa do Mundo.

Copa do Mundo foi sucesso de audiência no Facebook e Twitter.

Com novos recursos, Twitter quer ser o melhor lugar para acompanhar a Copa.

E o que não faltam são provas sucesso e da repercussão do mundial. Afinal, quem não conhece a hashtag #nãovaitercopa, muito famosa antes do início do evento ou nunca ouviu o contrário dos amigos com a frase "está tendo muita Copa"? Outro acontecimento bastante citado foi a mordida do jogador Luis Suárez, do Uruguai, no jogador Giorgio Chiellini, da Itália, que virou até um jogo online bem humorado.

Já no Twitter, apenas a primeira fase do mundial gerou mais de 300 milhões de tuítes em 15 dias, o que significa duas vezes mais do que as postagens nas duas semanas dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Na ocasião, foram registrados 150 milhões de tuítes, segundo anúncio da rede social.

De acordo com a diretora executiva da Le Fil, consultoria em internet e redes sociais, Socorro Macedo, existem algumas diferenças entre a Copa de 2010 e a deste ano que causaram uma maior repercussão do mundial no Brasil, como por exemplo o aumento do acesso à internet pelos usuários. "Em 2010 a gente já via um grande uso do Twitter e, naquela época, as marcas ainda estavam entendendo como funcionavam as redes sociais. Agora, a maioria dos brasileiros já estão conectados", explicou.

Além disso, Socorro destaca a grande adesão dos brasileiros às redes sociais, o que aumenta a possibilidade de propagação de memes e virais. "O futebol também é um tema que interessa muito ao brasileiro e esses grandes eventos envolvem emocionalmente as pessoas", acrescentou.

Por isso, fizemos uma retrospectiva dos melhores virais da Copa do Mundo 2014:

copa rep int 9

copa rep int

copa rep int2

copa rep int6

copa rep int7

copa rep int8

copa rep int10

copa rep int11

copa rep int12

copa rep int13

IMG-20140704-WA0001

IMG-20140704-WA0003

https://youtu.be/xsjue72VNqg