Petição online contra fim do Orkut já ultrapassa 65 mil assinaturas

Romeu Leite Coutinho
Romeu Leite Coutinho
Publicado em 02/07/2014 às 10:23

(Foto: Reprodução/Internet) Fim do Orkut foi recebido com tristeza pelos usuários da rede social. (Foto: Reprodução/Internet)

Pelo visto, a despedida do Orkut, que teve seu fim anunciado pelo Google nessa segunda, não está sendo fácil para os usuários da rede social. Se por um lado muitos tinham uma conta mas não mais a utilizavam assiduamente, fazer o login para resgatar fotos, scraps e outras informações, parece ter trazido para eles um sentimento de saudosismo.

O luto é tanto que foi feito um abaixo-assinado digital que já circula com 65.178 assinaturas, até o momento desta publicação. No anúncio feito pelo Google, foi informado que a partir da segunda não seria mais possível fazer novas contas e comunidades na rede social. Além disso, foi informado de que o Orkut será descontinuado a partir do dia 30 de setembro de 2014. A única coisa que irá "sobreviver", são as velhas e conhecidas comunidades, com as quais será feito um arquivo.

Leia mais: Orkut sairá do ar antes do final do ano

No texto da petição, o apelo é claro. "Solicitamos ao Google que não encerre o Orkut e se isso não for possível solicitamos à empresa que ao menos preserve a principal característica que mantém essa rede social viva até hoje: o modelo de organização de fóruns em comunidades. Algo que não existe no Google Plus, cujas as comunidades que existem se assemelham aos grupos do Facebook. Se o Orkut ainda teve algum movimento foi graças ao atual modelo de comunidades".

A meta dos organizadores do abaixo-assinado são 75.000 assinaturas. O Google, no entanto, não se pronunciou a respeito do abaixo-assinado. O Orkut foi considerado a primeira rede social e a mais popular no Brasil até 2011. Neste ano, o site completa 10 anos que está no ar.