Escola nos EUA usa Photoshop para alterar imagens de alunas e causa polêmica

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 01/06/2014 às 15:06

Foto: Reprodução. Foto: Reprodução.

A escola norte-americana Wasatch High School, de Utah, recorreu ao Photoshop para modificar uma das instituições mais tradicionais da cultura dos EUA: os álbuns de formatura de ensino médio. O "Yearbook" ou anuário é um livro com informações sobre os alunos. A escola manipulou as imagens para cobrir partes do corpo, como colo e ombros.

As alterações causaram polêmica e repercutiram na internet. Os alunos reclamaram o fato das fotos terem sido alteradas de maneira arbitrária. Em uma declaração divulgada pelo site Jezebel, a escola confirmou a intransigência. "Pedimos desculpas no sentido de que queremos mais consistência com o que estamos fazendo e também para ajudar os alunos a se prepararem melhor para o futuro sabendo se vestir de maneira apropriada", disse o superintendente Terry E. Shoemaker.

As alunas reclamaram da atitude da escola e disseram que algumas alunas de regatas não foram "photoshopadas". Nas redes sociais, estudantes acusam a escola de misoginia e preconceito. Como disse o blog Jezebel, a escola considerou algo comum fazer com que jovens recém-saídas da escola se sintam envergonhadas de seus corpos. [Via BlueBus]