Startup cria plataforma que traduz cardápios em qualquer idioma

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 10/05/2014 às 15:01

Plataforma usa códigos QR Code para traduzir cardápios. (Divulgação). Plataforma usa códigos QR Code para traduzir cardápios. (Divulgação).

Aproveitando a realização da Copa do Mundo no Brasil, a empresa iCode Brasil lança o iCode Cardápios Inteligentes, uma plataforma mobile que permite a leitura de cardápios em qualquer idioma por meio de QR Codes.

A solução é uma novidade no Brasil nesse segmento e, segundo os criadores, tem implantação rápida e com baixo investimento. O estabelecimento - restaurante, bar ou hotel - precisa optar pelo idioma que deseja ter em seu cardápio virtual para que a iCode Brasil implante a tecnologia criando etiquetas adesivas que são inseridas no cardápio, possibilitando ao turista que possa fazer a leitura diretamente de seu aparelho.

"Criamos essa solução, pois identificamos que as empresas não se estruturaram para oferecer essa solução aos turistas. Não podemos apenas acreditar que o inglês resolva o problema de todos. Seria o mesmo que viajarmos para fora e aceitar um cardápio em espanhol, pois é uma língua que lembra o nosso idioma. Não seria mais fácil e, até mesmo agradável a um croata saber todo os ingredientes de uma acarajé em seu próprio idioma?", disse Rodolfo Parisi, sócio-fundador da iCode Cardápios Inteligentes, por email.

Atualmente a iCode Cardápios Inteligentes está presente em mais de 100 estabelecimentos, mas espera atingir pelo menos 300 restaurantes até o início da Copa do Mundo, em junho.

Além da tradução de cardápios, a ferramenta também permite interação com redes sociais, geolocalização de restaurantes, relatórios gerenciais com perfil de acesso, chamada de garçons pelo celular e avaliação de consumo. A solução vem atender a uma das demandas dos estrangeiros por aqui. Os turistas que chegarão ao Brasil gastarão mais de 25 bilhões de reais no país, segundos dados do Sebrae.

Apesar de muitos restaurantes e hotéis contarem com cardápios traduzidos para espanhol e inglês, a plataforma ajuda com outros idiomas que serão falados por aqui no período, como o Croata, o Persa, o Francês, entre muitos outros, uma vez que entre as 32 seleções que disputarão o mundial, serão falados nada menos que 16 idiomas. Estima-se que estarão no Brasil nada menos que turistas de 116 países.