Primeiro avião elétrico de uso comercial foi apresentado ao público

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/04/2014 às 14:25

Futuro da aviação pode ter frotas a base de energia elétrica. (Foto: Divulgação/Airbus). Futuro da aviação pode ter frotas a base de energia elétrica. (Foto: Divulgação/Airbus).

Que tal voar em um avião movido a energia elétrica, incrivelmente mais silencioso? E ainda sem agredir o meio-ambiente.

É essa a proposta do e-Fan, aeronave criada pelo consórcio europeu Airbus, que fez seu primeiro voo público neste final de semana em Bordeaux, na França. Em nota citada pela Reuters, o consórcio disse que a ideia é criar uma frota de aviões totalmente elétricos de uso comercial no futuro.

"Estes modelos levarão a reduzir mais as emissões de barulho das aeronaves em um contexto de respeito meio ambiental e, a longo prazo, desembocarão em tecnologias mais econômicas e eficientes", disse o diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo Airbus, Jean Botti.

Foto: AFP. Foto: AFP.

O avião de teste tem apenas dois lugares e mede 6,7 metros de comprimento, com 9,5 de envergadura. O material usado foi fibra de carbono. Ele usa bateria de lítio-íon polímero de 250 volts. Com uma velocidade de 220 km/h, o avião conseguiria voar trajetos curtos de até uma hora.

A indústria de aviação comercial vem encarando o e-Fan como a primeira etapa de um desenvolvimento que ainda precisa evoluir bastante. O primeiro passo é aumentar o tamanho para abrigar mais passageiros. O ministro de Economia e Indústria da França, Arnaud Montebourg, acredita que em 20 anos, teremos aeronaves de grande porte totalmente elétricas. [Com Reuters]

Foto: Divulgação/Airbus. Foto: Divulgação/Airbus.