NETMundial vai elaborar proposta de novo gerenciamento da web no mundo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/04/2014 às 9:50

Foto: Reprodução/FreeImages. 200 países participarão das discussões este ano (Foto: Reprodução/FreeImages).

Atualizado às 11h com a assinatura do Marco Civil por Dilma, no encontro

Começou nesta quarta (23), em São Paulo a NETmundial, a mais importante conferência global sobre governança de internet, que reunirá 800 participantes de 200 países até a próxima quinta. Um total de 187 contribuições foram submetidas por governos, empresas, sociedade civil e pela comunidade de TI com sugestões que irão orientar o debate no evento.

LEIA MAIS

Veja as principais discussões da NETMundial

Marco Civil é aprovado no Senado

A presidente Dilma Rousseff abriu o evento e teve como maior força em seu discurso o fato de ter conseguido aprovar o Marco Civil da Internet após diversas negociações com seus aliados. O projeto foi aprovado nessa terça no Senado em uma votação em regime de urgência. A presidente aproveitou o encontro para fazer a sanção presidencial do Marco.

Um dos objetivo da NETMundial é elaborar uma proposta para a evolução futura do ecossistema de governança da Internet. Segundo Roy Singham, fundador da empresa global de tecnologia ThoughtWorks, o Brasil está hoje liderando o caminho das mudanças da web no mundo. "A Internet tornou-se uma infraestrutura econômica global crucial e deve ser um bem público para o benefício de todos os cidadãos e países. Chegou a hora de não apenas fazer mudanças cosméticas e enganosas na arquitetura e governança da Internet, mas sim uma completa e minuciosa reconstrução. Estamos ansiosos por uma Internet mais justa e equitativa emergindo de negociações na NETmundial", disse, por email.

Temas que serão tratados no evento (Divulgação). Temas que serão tratados no evento (Divulgação).

Sociedade também marca presença

Essa semana o paós ainda recebe o Arena NETmundial, um evento paralelo e aberto à participação pública da sociedade, que acontece até 24 de abril, no Centro Cultural São Paulo. A Arena NETmundial contará com diálogos, trilhas de formação, shows e grande construção coletiva sobre os rumos da Internet no Brasil e no mundo, a democracia na era digital e a sociedade em rede, com atividades culturais, Hubs e oficinas.

Entre os convidados estão o já citado Roy Singham, a representante do Wikileaks Brasil, Natália Viana, o pesquisador e desenvolvedor Jacob Appleblaum e o sociólogo Sergio Amadeu. O evento conta ainda com shows de Tom Zé, Jorge Mautner e debatedores renomados como o criador da World Wide Web Tim Berners-Lee e Gilberto Gil.

Pra quem não estiver em São Paulo, a participação remota é possível através dos Hubs, que permitirão que o público interessado se reúna em grupos para assistir às discussões do NETmundial, além da possibilidade de interagir e enviar comentários durante as sessões. Sediados em 30 cidades de 23 países, os Hubs serão montados em auditórios de instituições e empresas. A empresa ThoughtWorks terá 9 Hubs espalhados pelo mundo e os interessados podem se inscrever aqui.