Brasil tem 18 milhões de assinantes de TV paga, com predomínio da NET/Claro

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 04/04/2014 às 15:52

Foto: Reprodução/HomeTheater/UOL. Foto: Reprodução/HomeTheater/UOL.

O Brasil fechou fevereiro de 2014 com 18,26 milhões de assinantes de TV por assinatura. No mês, de cada cem domicílios, 28,01 possuem o serviço, segundo o indicador "Densidade dos Serviços de TV por Assinatura", que é a relação percentual entre o número de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo IBGE, em sua Síntese de Indicadores Sociais. A pesquisa foi publicada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A alta foi de 0,51 por cento sobre janeiro e de 8,9 por cento em 12 meses.

A NET segue dominando mais da metade do mercado, com 53,51% de participação, contando tanto o NET Combo quanto a Claro TV e Embratel, do mesmo grupo Telmex. A liderança tem larga folga em relação à concorrência, com 9.768.319 milhões de acesso, ou 53,51% de "market share". Em segundo lugar vem a Sky/DirecTV com 5.441.508 milhões de acessos e 29,81% de acessos. Em terceiro fica a Oi, com sua Oi TV, com 826.920 mil acessos e 4,53%.

O ranking traz ainda a GTV (3,93%), Big Brasil (0,87%), CTBC Telecom (0,74%) e Nossa TV (0,59%).

A tecnologia DTH (via satélite) lidera o mercado de acessos com 11.298.985 milhões, ou 61,89% de market share. Os acessos via cabo ficam em 6.937.502 milhões, ou 38,00% de market share. O MMDS (também chamado de "cabo wireless"), que vive seus últimos momentos antes da extinção tem apenas 15.791 mil acessos, ou 0,09%.